Bolsonaro aumenta jornada de trabalho para bancários; agências funcionarão aos sábados

brasil
12.11.2019, 15:21:13
Atualizado: 14.11.2019, 17:30:07
Presidente Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória que aumenta jornada de trabalho de bancários e bancos podem funcionar aos sábados. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Bolsonaro aumenta jornada de trabalho para bancários; agências funcionarão aos sábados

Contudo, apesar de já estarem em vigor, as novas regras precisam passar pela aprovação da Câmara e do Senado

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta segunda-feira (11), a Medida Provisória que dá às agências bancárias o aval para abrir aos sábados. O texto também inferiu no aumento da carga horária dos trabalhadores da categoria. Nessa mudança, apenas os caixas de banco terão direito às seis horas de trabalho diárias comum a todos os trabalhadores de banco. Qualquer outro cargo terá a jornada aumentada para oito horas por dia.

Apesar disso, a medida autoriza os caixas a combinar uma jornada superior a seis horas por meio de acordo inscrito, convenção coletiva ou acordo coletivo. 

Leia mais: Acidente no Sul da Bahia: mulher morre e 9 ficam feridos em queda de jatinho

Mesmo com as mudanças, o texto mantém o direito a 15 minutos de intervalo. A duração do trabalho também deve ser preservada entre 7h e 22 horas.

Contudo, apesar de já estarem em vigor, as novas regras precisam passar pela aprovação da Câmara e do Senado. As informações são do Jornal O Povo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas