Bolsonaro evolui 'satisfatoriamente', mas continua sem previsão de alta

De acordo com os médicos, em boletim divulgado na noite desta sexta, um exame de tomografia mostrou melhora na obstrução do intestino

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2021 às 23:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Internado há dois dias, o presidente Jair Bolsonaro teve melhora em seu quadro de saúde e continua evoluindo "satisfatoriamente", segundo boletim divulgado na noite desta sexta-feira(16). De acordo com os médicos, um exame de tomografia mostrou melhora na obstrução do intestino. Não há, no entanto, previsão para a alta hospitalar.

Desde a quinta-feira, a equipe médica tem sinalizado que o quadro de saúde tem evoluído "satisfatoriamente". Bolsonaro deu início a uma alimentação líquida na sexta-feira, após a retirada de uma sonda nasogástrica que fazia a retirada de líquido acumulado no intestino.

Bolsonaro foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na noite de quarta-feira, após sentir fortes dores no abdômen. Segundo diagnóstico médico, o presidente sofreu uma obstrução no tubo digestivo por causa de dobra do intestino, o que impedia a passagem de alimentos.

Bolsonaro já passou por cirurgias na região do intestino desde 2018, quando sofreu um atentado a faca, o que aumenta a probabilidade do bloqueio do intestino. Ao ser internado, o presidente já apresentava crises de soluço há cerca de dez dias, o que estava relacionado com a obstrução no intestino.

Fotos

Na manhã de sexta-feira, Bolsonaro publicou uma foto em que aparece circulando pelo hospital e escreveu: "Em breve, de volta ao campo, se Deus quiser", afirmou, agradecendo apoio que tem recebido. À tarde, postou outra imagem, com o celular em mãos e o seguinte texto: "Via internet, fazendo o possível para manter os compromissos. Despachando com os ministros." À noite, ele recebeu a visita do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Uma outra foto, postada pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, repercutiu nas redes sociais. Na imagem, Bolsonaro aparece de pé, ao lado de uma mulher que está internada. De acordo com o hospital Vila Nova Star, "caminhadas e circulação pelo corredor do andar costumam fazer parte da recuperação dos pacientes" e que, nesse caso, foi a paciente quem pediu para ser fotografada ao lado de Bolsonaro. Ainda segundo o hospital, todos os pacientes internados na unidade fazem teste para covid-19, o "que inclui o senhor presidente da República".