Bolsonaro lidera com 60,9% dos votos válidos

Para 71% dos eleitores, militar da reserva será eleito presidente

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 06:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
. por CORREIO Gráficos

A 11 dias do segundo turno da eleição presidencial, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 60,9% dos votos válidos – quando se retiram do cálculo os votos brancos e nulos, na mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para definir o resultado da eleição. O seu adversário, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), aparece com 39,1% das intenções de votos, de acordo com dados divulgados ontem pelo instituto Paraná Pesquisas, contratado pela Empiricus Research Publicações.

Independente da intenção de votar ou não em Bolsonaro, 71% dos eleitores brasileiros acreditam que ele será eleito como próximo presidente, enquanto 20,1% apontam Haddad como o próximo presidente. Não souberam responder 8% dos eleitores, enquanto 1% não opinou sobre o assunto. 

[[galeria]]

No cálculo dos votos totais, quando são levados em conta os eleitores que não escolheram nenhum dos candidatos ou que não responderam à pesquisa, o militar da reserva do Exército aparece na frente com 52,9% dos votos, enquanto Haddad tem 33,9%. Os eleitores que dizem não votar em nenhum dos dois representam 9,4% do total do eleitorado, enquanto outros 3,8% não souberam ou não responderam à questão. 

A pesquisa foi feita com 2.080 eleitores de todas as regiões, faixas etárias e escolaridade, através de entrevistas pessoais, entre os dias 14 e 17 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos e margem de confiança de 95%, o que significa que se o mesmo levantamento fosse repetido 100 vezes, em pelo menos 95 delas retrataria a realidade. A pesquisa está  registrada no  Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04446/2018.

Definição Para 90,9% dos eleitores de Bolsonaro, a decisão em relação ao voto nele é irreversível. Admitem mudar 8,6% do eleitorado dele. No caso de Fernando Haddad, a decisão é definitiva para 85,4%, enquanto 13,9% admitem a possibilidade de mudar. 

Em relação à rejeição dos candidatos, não votariam em Fernando Haddad de maneira nenhuma 55,2% dos eleitores. Outros 26,5% dizem que votarão nele com toda a certeza, enquanto outros 15,7% admitem o voto nele. 

A rejeição a Bolsonaro corresponde a 38% do eleitores, enquanto 44,8% do total dizem que com certeza irão votar nele e outros 15% admitem a possibilidade de voto. 

Frente Jair Bolsonaro lidera em quase todas as estratificações apresentadas na pesquisa, à exceção do eleitorado nordestino, onde Fernando Haddad aparece na frente. Na divisão do eleitorado por gênero, por exemplo, o candidato do PSL superou  o adversário na preferência do eleitorado feminino. Bolsonaro tem 47,4% dos votos totais, enquanto Haddad aparece com 36,1%, 11,7% dos eleitores afirmam que não vão votar em nenhum dos dois e 4,8% estão indecisos. 

Entre os homens, o militar da reserva mantém a frente que tinha já no primeiro turno, com 59,2% de preferência, enquanto o petista tem 31,6%, 6,7% indicam que não votarão em nenhum dos dois e 2,5% estão indecisos. 

Na divisão por região, a maior frente de Bolsonaro acontece no Sul, onde ele tem 63% das intenções de votos, contra 24,8% de Haddad. O petista só aparece à frente no Nordeste, com 50,9% das intenções, contra 34,8% do militar da reserva. 

Bolsonaro lidera em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Entre os eleitores com ensino fundamental, a diferença é de 43,5% a 43,3%, enquanto entre os eleitores com ensino superior, é de 60,4% a 30%.