Bolsonaro passa bem após cirurgia para retirada de cálculo da bexiga

Presidente segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 11:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passa bem depois da realização de uma cirurgia para retirada de pedra na bexiga na manhã desta sexta (25), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento durou cerca de 1h30 e o cálculo foi inteiramente removido. A unidade diz que Bolsonaro está "clinicamente estável, afebril e sem dor".

Ainda não há informação sobre quando o presidente deve ser liberado. Geralmente, pacientes ficam internados por 48h para observação após procedimentos desse tipo.

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Bolsonaro "foi submetido à intervenção cirúrgica de Cistolitotripsia endoscópica para a retirada de cálculo da bexiga". "O procedimento foi realizado sem intercorrências", destaca a nota divulgada à imprensa. O procedimento foi considerado "minimamente invasivo" e realizado a laser.

Bolsonaro recebeu anestesia.geral. Um cardiologista acompanhou todo o procedimento, que foi feito pelo urogolista Leonardo Borges.

No dia 1º desse mês Bolsonaro falou a apoiadores em frente ao Alvorada que tinha o cálculo há mais de cinco anos. Ele afirmou que era pouco maior que um grão de feijão. A pedra na bexiga costuma vir do rim, mas pode se formar na própria beixiga. Ela causa dores ao urinar e às vezes sangramento.