Bom Juá: 4 famílias buscam abrigo após alerta de deslizamento

Alguns moradores optaram por não sair do local; Defesa Civil acionou sirene de alerta no bairro

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 20 de abril de 2018 às 14:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Quatro famílias com casas em situação de risco, no bairro do Bom Juá, em Salvador, foram encaminhadas  para o abrigo temporário da  Escola Municipal ACM Neto, na manhã desta sexta-feira  (20). O bairro já recebeu mais 150 mm de chuva nas últimas 72 horas.

 A Defesa Civil acionou uma sirene de alerta na área, que serve como uma  medida protetiva para moradores. A sirene de alerta instalada em Bom Juá foi acionada na região por volta das 10h. A medida ocorre em função do Plano Preventivo de Defesa Civil, já que choveu cerca de 150 mm nas últimas 72 horas. Maria José de Araújo pede que os moradores atendam o chamado Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO A rua que fica próxima ao final de linha do bairro é onde tem mais casas notificadas. Isso porque, uma encosta ameaça as residências. De acordo com a presidente de moradores do bairro, Maria José de Araújo, mesmo com casas em risco alguns moradores optaram por não sair da região. "O pessoal da Codesal já veio, pediu pra os moradores saírem, mas eles não querer sair das casas. Todo mundo já sabe que quando a sirene tocar, precisa sair", disse ela.

O operador de máquinas Carlos Nascimento, 44 anos, é um dos moradores que foi notificado pela Codesal. No entanto, ele optou por não sair da casa. "Tenho medo, mas estou chamando por Deus, porque eu não tenho condições de pagar aluguel. Na última notificação que fizeram na minha casa, eu só recebi três meses de auxílio. Ganhei R$ 300 por mês, mas minha família é grande e a casa precisa ser maior. Casa grande é mais caro, por isso, optei por voltar", explica ele.  Carlos foi notificado, mas preferiu não sair de casa Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Carlos mora com a esposa e mais quatro filhos. Ele diz que caso a chuva piore, vai ser necessário "distribuir" a família. "Se ficar pior, vou botar um filho em cada canto. Estou pensando em fazer isso", conta. Quem estiver com a casa notificada pode ir até o Colégio ACM, Rua do Ocorrido, também localizada no bairro.

Uma outra sirene de alerta, localizada na Vila Picasso, em São Caetano, foi acionada às 12h. O local até então acumulou 147,8 mm de água nos últimos três dias. A comunidade foi alertada primeiramente via SMS. "A partir da prevenção, a gente protege melhor a vida das pessoas na capital. Essas são áreas onde estamos fazendo obras de contenção de encosta e que são de grande risco. Elas, em 2015, foram muito afetadas, com vítimas fatais. Por isso todo esse trabalho de prevenção e de intervenções que estamos fazendo", afirmou o prefeito ACM Neto.