Bombeiros e tropas israelenses resgataram juntos 35 corpos

Militares de Israel voltam hoje para seu país. Porta-voz nega conflitos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 14:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Exército de Israel

Bombeiros e militares israelenses resgataram juntos 35 corpos da lama de rejeitos do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), segundo o tenente Pedro Ahirara, porta-voz do Corpo de Bombeiros. Ele fez o balanço, segundo o Uol, ao responder as críticas que dizem que a saída das tropas de Israel foi motivada por problemas com a corporação mineira. Os militares encerraram hoje o trabalho no Brasil e voltam para seu país.

Segundo Ahirara, houve um trabalho conectado e a presença dos israelenses contribuiu para os resgates. Ele contou ainda que a cada corpo encontrado, em fez de uma oração para a vítima, foi feito um minuto de silêncio, respeitando as diferenças de religião entre brasileiros e israelenses. "É um costume, quando encontramos um corpo, em respeito às crenças dos bombeiros e às vítimas, realizamos uma oração. Nesse caso, como estávamos atuando em equipes conjuntas e existia uma diferença de religião, no intuito de atingirmos um momento que agregasse a todos, ao invés de fazermos uma oração, optamos juntos por, a cada corpo encontrado, fazer um minuto de silêncio entre as equipes", explica o porta-voz.

De acordo com ele, as tropas de Israel tiveram a volta adiantada para o fim da tarde de hoje por "questões de voos". O porta-voz da Polícia Militar de Minas, major Flávio Santiago, tinha dito que as tropas voltariam hoje porque precisavam, por motivo religioso, chegar a Israel antes das 18h de amanhã.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foi feita na manhã de hoje uma homenagem aos 136 militares israelenses no quartel do 12º batalhão do Exército Brasileiro. A ajuda de Israel foi oferida pelo premiê Benjamin Netanyahu ao presidente Jair Bolsonaro, que agradeceu pelo Twitter o apoio.

Até esta tarde, 99 corpos já foram localizados e, destes, 57 já foram identificados. Ainda há 257 desaparecidos. Um novo balanço deve ser anunciado ao final do dia.