Bombeiros vão distribuir caruru de graça nesta segunda-feira (4)

Foram usados 10 mil quaibos na preparação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 10:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Em homenagem ao dia de Santa Bárbara, celebrado hoje, será distribuído nesta segunda-feira (4) a partir do meio-dia um caruru completo na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro da Barroquinha, em Salvador. 

O caruru é gratuito e é uma tradição dos bombeiros nesta data em homenagem à padroeira da corporação. 

De acordo com a assessoria de comunicação dos bombeiros, foram usados cerca de 10 mil quiabos na preparação. A expectativa é de servir aproximadamente 1 mil pessoas.

Os devotos de Santa Bárbara celebram hoje o dia dedicado à santa. A programação começou às 5h, com uma alvorada de fogos. 

As homenagens também já tiveram missa campal, celebrada pelo padre Lázaro Muniz, capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Após a celebração, os fiéis seguem em procissão pelas ruas do Centro Histórico. 

A procissão vai passar pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. Ao chegar ao Corpo de Bombeiros  e, logo após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho.

Fé na santa  Num mar de fiéis  vestidos de branco e vermelho que toma conta do Largo do Pelourinho, a bibliotecaria Gicelia Bárbara, 57, ocupa os primeiros assentos. Quer olhar, agradecer e, se der, tocar na imagem da Santa. 

Ela que nasceu no dia de Santa Bárbara, hoje atribui à Santa o milagre de estar viva depois de um grave atropelamento - sofreu traumatismo craniano e teve oito costelas quebradas após o acidente em 2015.  

Depois de dois dias inconsciente, acordou no terceiro dia, assim como Jesus, conta ela. "Primeiramente Deus, é claro, depois Santa Bárbara - sem eles eu não estaria aqui. Por isso estou na frente, quanto mais perto a fé aumenta".