Bons de bico: Serviços de conserto estão entre os mais demandados

Confira ranking dos cinco mais procurados na Bahia e veja dicas para incrementar o seu anúncio nas plataformas para autônomos

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  • Priscila Natividade

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO

A opção pelo conserto em vez da compra de um novo  fez crescer a demanda por serviços de restauração, sobretudo na Bahia. No último ano, os cinco serviços mais solicitados no estado foram na área de assistência técnica de celular, com 7.957 pedidos. 

Os dados foram levantados com exclusividade para o CORREIO pela plataforma Get Ninjas, que reúne prestadores de serviços nos mais diversos segmentos. Na segunda posição vieram os bicos de pedreiro, diarista, buffet completo e assistência técnica para geladeira e freezer. 

“A preferência pelo conserto, no lugar da compra de um novo celular, pode ser um dos diversos sintomas da crise econômica no país durante 2018. Tudo isso colabora para que a demanda pelo conserto seja cada vez maior e urgente”, diz o presidente do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier.

A média de ganho desse profissional pode chegar a R$ 250  por serviço realizado. “Os consertos de celulares tendem a continuar entre os mais pedidos em 2019 - principalmente para troca de tela -  em meio  aos serviços mais  disputados”, acrescenta L’Hotellier.

Destaque

A assistência técnica para geladeiras e refrigeradores está entre um dos cinco serviços mais solicitados em 2018. De acordo com a Get Ninjas, a média de serviços fechados por profissionais desse segmento em Salvador é de 50 orçamentos. O técnico Luís Fernando Santos, em cinco meses, fechou 75 trabalhos, o que o consolidou como o mais requisitado na categoria. 

“Os serviços de linha branca são os que têm tido uma maior demanda, como refrigeradores, câmeras frigorificas, balcões e geladeiras. A média de ganho depende muito da peça a ser trocada, mas o serviço varia de R$ 80 a R$ 350”. 

Luis Fernando acredita ainda que o mercado tende a se manter aquecido este ano. “Muita gente tem dado preferência mesmo ao conserto, até para economizar. Só troca o equipamento mesmo se não tiver jeito. Comecei o ano com o pé direito. Fechei uns 15 serviços até agora”, calcula o técnico de refrigeração.

Trabalho,  a gente sabe que tem. E com a demanda em crescimento a concorrência também aumenta. A dica para se destacar nessas plataformas de prestadores de serviços é fidelizar esses clientes, como aconselha o analista do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-BA), Fabrício Barreto. 

“É preciso entregar o que você está propondo, dentro da qualidade apresentada e no prazo estipulado. É fundamental, também, buscar um diferencial no seu produto ou serviço faz parte desse processo”, recomenda.

Diferencial que tem muito mais a ver com qualidade no atendimento do que com investimento financeiro. “E o diferencial que falamos não diz respeito a altos investimentos. Uma pequena mudança na maneira que você atende o cliente, por exemplo, pode trazer resultados significativos para o seu negócio”, acrescenta Barreto.

Mais dicas

Atenção também para o anúncio nesses sites. Segundo o sócio da 3HREE Comunicação - agência de publicidade full-service, Allan Abranches, é preciso ser claro, criativo e pontuar suas habilidades. 

“Apresente números, traga soluções para os problemas do cliente, tenha um portfólio e mostre seus pontos positivos como profissional. Não deixe de ser verdadeiro no seu anúncio. Coloque ali exatamente o que você pode fazer e muito bem feito”. 

RELATO

"Trabalho há mais de 13 anos na área, mas só nos últimos cinco meses busquei as plataformas de serviços. Minha intenção era chegar com mais facilidade aos clientes e consegui. É a principal vantagem. Também traz uma segurança muito grande, tanto para quem contrata como para quem é contratado. Nesse período, eu dobrei o volume de serviços por semana assim, como o meu lucro também. No ano, tirei, além do esperado, fui a R$ 70 mil, muito por conta do resultado dos últimos meses. A plataforma ajuda muito, mas o profissional também precisa buscar maneiras de ser visto pelo seu cliente. Atualmente, no mercado de trabalho, tem muita gente atuando, mas nem todo mundo tem a responsabilidade com o serviço que presta ou está atento às tendências. Quem leva seu trabalho a sério sempre vai ter serviço. O seu profissionalismo é que vai fazer com que você conquiste isso. O atendimento é muito importante. A minha estratégia é dar sempre atenção ao cliente, não deixar ele na mão. Fico à disposição, principalmente no pós-venda. O sucesso está aí". Luis Fernando Santos é o técnico de refrigeração baiano que mais fechou serviços nessa área pelo Get Ninjas  

CRESCE DEMANDA POR SERVIÇOS DIGITAIS

Os negócios digitais se configuram como a tendência para 2019, na área de prestação de serviços, conforme aponta a plataforma para freelancers, Workana. Entre as principais demandas estão os serviços de suporte, tecnologia da informação, programação, marketing, criação de conteúdo e redes sociais. 

“Hoje em dia, as empresas precisam estar no ambiente online, pois é onde os clientes estão. Por isso, os negócios digitais vêm crescendo exponencialmente e, junto com eles, a área criativa também se expande, pois andam lado a lado”, destaca o cofundador da plataforma, Guillermo Bracciaforte.

O efeito dessa maior procura tem se refletido na quantidade de projetos fechados pelo produtor de conteúdo Vinicius Santos. Do inicio do ano para cá ele fechou 10 projetos, quando sua média mensal é a metade. Além disso, ele ainda tem outros três em andamento. “Desde o final do ano, a procura aumentou muito e o início do ano acabou confirmando isso. A questão é observar qual a maior demanda para o período”, afirma. 

Ele conseguiu tirar R$ 600 até o momento, mas a expectativa é dobrar esse valor. “Como produzo artigos e conteúdos, no Verão a demanda por material de blogs de emagrecimento, por exemplo, cresce bastante e aí você acaba convertendo esse ganho”. 

A dica para conseguir mais trabalhos está justamente em identificar o que é tendência, como  recomenda Guillermo Bracciaforte: “É interessante que o freelancer estude sobre a empresa e proponha novas soluções.  Proatividade é algo sempre muito bem visto e pode ajudar a conseguir novos trabalhos com o mesmo contratante”, aconselha. 

10 APLICATIVOS QUE APROXIMAM CLIENTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

1.Dodoo  A plataforma ajuda na negociação com clientes que procuram qualquer tipo de serviço. A criação da conta é gratuita. www.dodoo.com.br

2. Linnuz  Tanto o site quanto o aplicativo contam com  vasta oferta de profissionais das mais diversas áreas - desde tatuadores, eletricistas, personais a esteticistas. linnuz.com.br

 3. Me Ajuda App Criado em 2017, já são mais de  mil clientes atendidos pelas diaristas da plataforma. A intenção do aplicativo baiano é conectar profissionais de limpeza com usuários em busca de faxina. www.meajudaapp.com.br 

4. GetNinjas  O GetNinjas não recebe nenhum percentual sobre o valor do serviço realizado, mas tem planos a partir de R$ 49,90. A platforma recebe mais de 200 mil pedidos de serviços por ano. www.getninjas.com.br 

5. Workana  A ferramenta reúne freelas de diversas áreas. A empresa atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 1 milhão de freelancers cadastrados. Quanto melhor a posição no ranking, melhor também a possibilidade de garantir mais projetos. www.workana.com 

6.99 Frellas  O cadastro na plataforma é gratuito e a comissão é de 10%. www.99freelas.com.br

7. Freelancers  A ferramenta reúne  web design, desenvolvimento de aplicativos móveis, assistentes virtuais, fabricação de produtos e design gráfico. www.br.freelancer.com 

8. iPrestador   Tanto o site quanto o aplicativo permitem que o prestador de serviços possa buscar novos clientes com muita facilidade. Há uma infinidade de oferta de trabalhos para profissionais de diversos segmentos.   www.iprestador.com.br 

9. Bicos.com  O site é gratuito. Entre os profissionais que podem se cadastrar na plataforma estão diaristas, motoristas, pedreiros, professores que dão aulas particulares e personal organizers. www.bicos.com.br 

10. Diaríssima   O site e aplicativo oferecem oportunidades para profissionais na área de limpeza, serviços domésticos e higienização. A ferramenta é gratuita. www.diarissima.com.br 

MELHORE SEU ANÚNCIO NAS PLATAFORMAS

Perfil profissional Seja criativo na hora de escrever sobre você, tente ser diferente dos demais, mas sem ser extravagante.

Venda resultado  Mostre suas habilidades e o que você pode fazer com o seu trabalho, quais são seus números. Por exemplo: ‘sou gerente de social media e em meu último trabalho fiz meu cliente ter um crescimento de 10% em engajamento’; ou, ‘com essa campanha que criei, as venda aumentaram em x%’. Apresente números e use isso ao seu favor.

Mostre o que sabe fazer  Tenha um portfólio, mesmo que você seja estudante, monte um pouco do que você já fez. Pontos fortes  Não deixe de destacar as habilidades que possui para desenvolver aquela tarefa, sobretudo, as mais difíceis. 

Credibilidade Seja verdadeiro, não coloque qualidades e nem números que você não tem. Lembre-se que o seu nome e credibilidade estão em jogo.

Busque por clientes  Não espere a oferta de trabalho chegar até você. Entre em contato de forma eficiente com o cliente e invista em técnicas de negociação para saber se comunicar de maneira efetiva e oferecer a melhor proposta.