Boom nas vendas

Por Donaldson Gomes

Publicado em 6 de novembro de 2017 às 03:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os sinais da recuperação econômica estão se espalhando pelos mais diversos setores da economia brasileira. O Grupo Fragnani, que fabrica as marcas de pisos e revestimentos Incefra, (em São Paulo), Incenor e Tecnogres (aqui Bahia) comemorou em agosto um aumento de 20% na comercialização em todas as suas linhas, em comparação com a média de vendas neste ano. O recorde de vendas é impulsionado pela melhora no cenário econômico. É aquela coisa: se sobrar dinheiro, o brasileiro pensa logo em melhorar a sua casa. Os números levaram o grupo a realizar investimentos na aquisição de maquinário e ampliação de suas instalações. Com uma capacidade instalada de 3,4 milhões de metros quadrados por mês em Cordeirópolis (SP) e 2,9 milhões de metros quadrados por mês, em Dias D’Ávila (Bahia), o grupo gera mais de 1,2 mil empregos diretos. 

Indústria aquecida O movimento de  retomada na atividade industrial no Brasil foi confirmado na última semana, com a divulgação do desempenho no mês de setembro. A atividade registrou alta de 2,6%, em relação ao mesmo mês do ano anterior e 1,6% no acumulado desde o início do ano. O destaque ficou por conta da fabricação de automóveis, que registrou alta de 25,8% em setembro e um acumulado no ano de 17,5%. 

União na dificuldade O cenário de dificuldades econômicas registrado nos últimos anos funcionou como uma mola para o crescimento do Sindicato das Agências de Propaganda na Bahia (Sinapro-Bahia). Em um balanço do período, o presidente da entidade Gustavo Queiroz calcula um aumento de 30% no número de associados, principalmente no interior da Bahia. “Prosperidade gera autoconfiança e isolamento. As dificuldades, união. Não encontramos sozinhos as soluções que precisamos”, explica.

Avanço digital A Daten – uma das principais fabricantes brasileiras de computadores, instalada no polo de informática de Ilhéus –, anuncia a aquisição majoritária da MTM Tecnologia, uma das principais empresas de soluções mobile no país. A aquisição faz parte da estratégia de diversificação da oferta de produtos e o crescimento do mercado de softwares. Com a operação, a Daten deixa de ser uma empresa predominantemente de hardware para atender também o mercado de software. “No caso da Daten, o interesse era de entrar no mercado de softwares. Para nós foi a oportunidade de aproveitar toda a estrutura que eles tem”, diz Gustavo Perez, Sócio-Fundador da MTM Tecnologia, que permanece à frente da empresa.

No horizonte

Câmara da Mulher. A empresária Rosemma Maluf tomou posse como coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio-BA, na Casa do Comércio. Sandra Costa, co-fundadora do Grupo Sabin e consideradas uma das mulheres mais poderosas do Brasil, contou a história do laboratório.

Natal em novembro. Novembro mal começou e o Walmart já conta com 271 opções de enfeites para o Natal,  comemorado no mês que vem. Segundo a rede, 50% das vendas para  a festa acontecem agora. Neste ano, a empresa espera  incremento de 5% nas vendas desses itens.