Botafogo vence e empurra Fluminense para zona de rebaixamento

esportes
11.11.2019, 22:33:00
Atualizado: 11.11.2019, 22:33:10
Diego Souza (ao fundo) marcou, de pênalti, o segundo gol do Botafogo na partida (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Botafogo vence e empurra Fluminense para zona de rebaixamento

Derrotado, Avaí fica a um jogo de queda para a Série B

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


No duelo que fechou a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira (11), o Botafogo retribuiu o apoio de sua torcida para acabar com uma série de quatro derrotas seguidas e sair da zona de rebaixamento. No Engenhão, no Rio, o time carioca contou com um gol contra logo no primeiro tempo e um pênalti convertido por Diego Souza na parte final do jogo para vencer o lanterna Avaí por 2x0.

Com o resultado, o Botafogo ganhou três posições, chegando à 14ª colocação, com 36 pontos, e respira na briga contra a degola, já que abriu dois do rival Fluminense, que tem 34 e agora é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. 

Já o Avaí chegou à oitava derrota seguida, seguindo na última posição com apenas 17 pontos somados e apenas três vitórias em 32 jogos disputados. Está praticamente rebaixado à Série B. Para escapar, o time catarinense precisa vencer todos os seis jogos que lhe resta e torcer para o Cruzeiro perder tudo até o final do campeonato. As chances de rebaixamento são de 99,9%, segundo a UFMG.

A partida começou bastante movimentada no meio-campo, com os times buscando espaço para chegar com perigo ao gol adversário. Enquanto o Botafogo tinha mais posse de bola, o Avaí aproveitava os espaços para, em contra-ataques rápidos, criar boas oportunidades.

Mesmo assim, foram os donos da casa que abriram o placar. Aos 12 minutos, Cícero lançou Igor Cássio na área. O zagueiro Ricardo foi tentar afastar o perigo e acabou cabeceando contra a sua própria meta, encobrindo o goleiro Vladimir, que nada pode fazer

Aos 31 minutos, o próprio Igor Cássio teve a chance de ampliar. O atacante recebeu um ótimo passe e ficou cara a cara com o goleiro do Avaí, que conseguiu se esticar todo para fazer a defesa. A resposta do visitante veio no lance seguinte. Aos 32, o lateral Igor Fernandes apareceu como homem-surpresa na área e pegou a sobra de um chute de Pedro Castro, mas finalizou para fora, mesmo de frente para o gol.

Nos minutos finais da primeira etapa, os times seguiram no ataque. Aos 43, Ruhan pegou um cruzamento da esquerda e chutou de primeira, mas a bola pegou muita força e saiu por cima do gol, perdendo uma boa chance para o Botafogo.

Do outro lado, João Paulo soltou uma pancada de fora da área e quase deixou tudo igual para o Avaí, mas Gatito conseguiu espalmar para fora. Até por conta disso, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial dos donos da casa.

Na volta do intervalo, o Avaí ficou próximo do empate logo no primeiro lance do segundo tempo. Caio Paulista roubou a bola no meio-campo, foi avançando e deixando os zagueiros para trás e chutou da entrada da área para uma boa defesa de Gatito. No rebote, a bola voltou nos pés do atacante, mas o zagueiro Joel Carli conseguiu bloquear no momento exato.

Enquanto isso, o Botafogo foi criar a sua primeira chance de perigo na etapa final, apenas aos 16 minutos, quando João Paulo cobrou escanteio na área e Alex Santana subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

A partir daí, o Avaí conseguiu mostrar qualidade e criou algumas oportunidades em busca do empate, mas sem sucesso. O Botafogo, de outro lado, aproveitou a oportunidade que teve e aos 42 minutos decretou a vitória.

Diego Souza foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante, que havia acabado de entrar no duelo, foi para a cobrança e não desperdiçou. Na comemoração ele tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo. Depois disso, não houve tempo para mais nada e o duelo terminou com a vitória dos donos da casa por 2x0.

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana para a disputa da 33ª rodada. No domingo (17), o Botafogo visitará o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 18h.  Já na segunda-feira (18), o Avaí também jogará fora de casa, quando encara o Cruzeiro, no Mineirão, às 20h.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/strada-rodamos-na-bahia-com-a-nova-geracao/
Picape da Fiat agora tem cabine dupla com quatro portas e central multimídia que faz espelhamento sem fio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-campanha-especial-sobre-nova-linha-de-tvs/
Vídeos apresentam novidades das novas smarTVs da empresa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gari-tem-moto-furtada-logo-apos-saber-da-morte-da-mae-nao-faz-isso-comigo/
André Araújo gravou vídeo emocionado pedindo devolução de veículo que usa para complementar renda; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lei-aldir-blanc-pagamento-de-renda-mensal-deve-ficar-a-cargo-dos-estados/
Já os subsídios previstos para os espaços devem ser administrados pelos municípios; verba é federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-baiana-flores-do-mal-esta-de-volta-30-anos-depois/
Grupo que marcou o cenário do rock baiano nos anos 1980 retorna com seis canções inéditas e formação original
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-bbb-daniel-lenhardt-revela-que-so-fez-sexo-com-4-pessoas-inexperiente/
Ator também falou sobre primeira vez e sobre uma traição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confirmado-policia-anuncia-que-corpo-encontrado-boiando-e-de-naya-rivera/
'Ela reuniu energia suficiente para colocar seu filho no barco, mas não o suficiente para se salvar', disse xerife sobre a morte da atriz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriano-imperador-fura-quarentena-para-curtir-baile-funk-no-rio-veja-video/