Brasil enfrenta o Panamá no primeiro amistoso da temporada

Equipe do técnico Tite terá mudanças na escalação inicial, hoje, em Portugal

Publicado em 23 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lucas Figueiredo/ CBF/ Divulgação

Apesar da fragilidade do Panamá, pior time da Copa do Mundo da Rússia, o técnico Tite prega cautela à Seleção brasileira para o amistoso deste sábado (23), às 14h, na cidade portuguesa de Porto. O jogo é o primeiro de dois que a equipe nacional fará como preparação para a Copa América, em junho, no Brasil. 

“Em teoria, somos os favoritos”, disse o treinador, antes de ponderar: “Quando se vai para o campo você encontra dificuldades”. Ele lembrou da atuação do Panamá na derrota da Bélgica, que veio a ser o algoz da Seleção nas quartas de final, na fase de grupos. Os belgas venceram os panamenhos por 3x0. “Contra a Bélgica, eram mais de 30 minutos de jogo, e a primeira chance de gol foi do Panamá”, afirmou Tite.

Para este primeiro amistoso da série (o segundo será contra a República Checa, na terça), o treinador brasileiro quer reforçar o setor criativo da Seleção. Na sua avaliação, o time ficou devendo neste aspecto nas vitórias sobre Camarões e Uruguai, ambas por 1x0, em novembro do ano passado. 

“A minha tensão maior, em relação à última convocação, é a formatação criativa do meio de campo. Procuramos potencializar esses atletas com uma condição criativa maior. Sentimos na última convocação que esse processo criativo (poderia) maior”, declarou, ao defender o quarteto ofensivo que pretende escalar no amistoso de hoje: Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Richarlison e Roberto Firmino.

“Antes da finalização, tem o processo de criação. E o Richarlison e o Firmino têm números significativos e gols na Premier League. Gabriel Jesus está voltando. Everton foi goleador do Grêmio no ano passado. Mas esse é o segundo estágio. Antes tem o processo de formatação da criação”, disse, ao minimizar qualquer preocupação com o baixo número de gols da equipe.

Para o duelo no estádio do Dragão, Tite deve escalar a seleção com Ederson; Fagner, Éder Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro, Arthur, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Richarlison; Firmino.

Logo após a partida, o Brasil segue para Praga, capital da República Checa. Na próxima terça-feira (26), a Seleção enfrentará o time da casa, na Eden Arena, às 16h45.