Brasil faz dobradinha no triatlo e leva primeiras medalhas no Pan

Luisa Baptista e Vittoria Lopes conquistaram o ouro e a prata, respectivamente. No masculino também teve prata

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 27 de julho de 2019 às 16:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: COB/Divulgação

O Brasil não poderia começar melhor os Jogos Pan-Americanos de Lima. A primeira medalha brasileira na competição foi de ouro e veio acompanhada de uma de prata. A dobradinha aconteceu no triatlo feminino, com Luisa Baptista e Vittoria Lopes ficando em primeiro e segundo lugares, respectivamente, neste sábado (27). A terceira colocada foi a mexicana Cecilia Flores. 

"Eu estou muito feliz. É o resultado mais especial que já tive na minha carreira. Estava muito confiante, mas muito nervosa ao mesmo tempo. Sabia que o resultado poderia vir, e tinha que acreditar no trabalho. Não só no trabalho de alguns meses atrás, mas no trabalho de oito anos, quando comecei no triatlo. Que com esse resultado, venham muito mais resultados para o Brasil", declarou Luisa, que terminou a prova em 2h00m55s, ao site do Comitê Olímpico do Brasil. Vittoria chegou 33s depois.

A vencedora teve que colocar em prática uma segunda estratégia na prova. "O plano A era ir junto com a Vittoria, mas ela estava em um ritmo muito forte. Aí foi a hora do plano B. Eu sabia que se a Vittoria estivesse alguns segundos à frente a gente poderia fazer mais do que uma medalha. Acabei segurando um pouco o ritmo, ficando no grupo, me preservei no ciclismo para ter perna na corrida e poder definir e trazer essa dobradinha para o Brasil", completou. 

Masculino No masculino, Manoel Messias faturou a prata. Com uma marca de 1h50min55s, o cearense de Fortaleza só não foi melhor na prova do que o mexicano Crisanto Grasales, que arrebatou a medalha dourada marcando 1h50min39s. Em terceiro, ficou Luciano Franco Taccone (1h51min03s), da Argentina. "Na definição, ele abriu uma vantagem que não consegui reverter no final", relatou Messias, admitindo que o adversário estava melhor preparado para a etapa de corrida - as outras são natação e ciclismo -, que finaliza a competição.