Brasil sofre para vencer Holanda e torce pela China no Grand Prix

Seleção feminina de vôlei ganhou das holandesas no tie-break e depende de vitória das chinesas para avançar à semifinal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 13:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: FIVB/Divulgação

A seleção brasileira feminina de vôlei sofreu, mas segue viva na fase final do Grand Prix. Nesta quinta-feira (3), em Nanquim, China, a equipe dirigida por José Roberto Guimarães superou a Holanda por 3 sets a 2, com parciais de 25/27, 25/23, 22/25, 25/22 e 15/11.

O compromisso foi o segundo do Brasil no Grupo J, após a derrota para a China por 3 a 0 na última quarta-feira. Por isso, para avançar às semifinais, a seleção precisa que as chinesas vençam as holandesas na sexta-feira (4), no último duelo da chave, o que classificaria o Brasil em segundo lugar. A China já está garantida nas semifinais.   Rosamaria é um dos destaques da renovada seleção feminina de vôlei (FIVB/Divulgação) No confronto desta quinta, a holandesa Plak Celeste foi a principal pontuadora do jogo, com 28, três a mais do que Tandara. Rosamaria marcou 22 pontos para o Brasil, enquanto Robin De Kruijf foi outro destaque, com 17 para a Holanda.  O Brasil repetiu a escalação da véspera e entrou em quadra com Roberta, Tandara, Natália, Rosamaria, Adenízia e Carol, além da líbero Suelen. 

Durante todo o confronto, a equipe treinada por José Roberto Guimarães oscilou e cometeu muitos erros, ainda que tenha demonstrado poder de reação. No primeiro set, se revezou na liderança do placar com a Holanda mesmo após abrir 10/7, sendo derrotado por 27/25.  Na segunda parcial, o Brasil teve um início fulminante, chegando a abrir 6/0 com Natália no saque. Só que permitiu uma incrível reação da Holanda, que passou à frente no placar, fazendo 13/12. Zé Roberto, então, mudou o time, o que incluiu a entrada da levantadora Macris, que contribuiu para o triunfo por 25/23.  No terceiro set, foi a Holanda quem disparou no placar logo no começo, fazendo 5/1 mesmo com Zé Roberto mantendo Macris entre as titulares. O Brasil até reagiu, chegou a ficar a um ponto das holandesas - 17/16 -, mas sucumbiu por 25/22.  O quarto set foi bem equilibrado. Zé Roberto apostou no retorno da levantadora Roberta e na entrada de Bia, fazendo um duelo igual com as holandesas e aproveitando os erros das adversárias para triunfar por 25/22, forçando o tie-break.  No set de desempate, com Bia mantida na equipe, o Brasil dominou o placar desde início e fechou a parcial em 15/11 e o jogo em 3 sets a 2 com um ataque de Rosemaria. Também nesta quinta-feira, a Itália venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 22/25, 25/22 e 25/21, pelo Grupo K. O resultado eliminou as americanas, com duas derrotas, e classificou as italianas e também a Sérvia. Na sexta-feira, as duas equipes europeias vão duelar pelo primeiro lugar da chave.