Brasil termina Gay Games com 24 medalhas conquistadas

Delegação brasileira fez história na competição LGBT encerrada em Paris no domingo (12)

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 11:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Instagram

A delegação brasileira fez uma campanha histórica nos Gay Games, jogos para atletas LGBT, que foi encerrado no domingo (12), em Paris, após oito dias de disputas. Foram cerca de 500 provas em 36 esportes, com 91 países representados e mais de 15 mil atletas. O Brasil conquistou 24 medalhas, sendo nove de ouro, 11 de prata e quatro de bronze, com seus 58 atletas, muito mais que na edição de 2014, em Cleveland, na qual apenas 15 brasileiros competiram.

Um dos destaques foi a corredora Ana 'Animal' Garcez, ouro nos 5.000km, 10.000km e na meia maratona, esta última conquistado no domingo (12). Ex-moradora de rua, ela encontrou no esporte a motivação para deixar as drogas. “Eu nunca imaginei que estaria nesse Gay Games, para mim foi novidade. Não sou gay, mas sou simpatizante e todo mundo é ser humano, isso é o que importa nessa competição”, declarou Ana ao site RFI.

Já Jerry da Costa conquistou, ao todo, sete medalhas em diversas provas do atletismo: uma de ouro, cinco de prata e uma de bronze, contribundo com quase um terço das medalhas brasileiras. O Brasil ainda subiu ao pódio no vôlei (nas categorias A e B), no futebol, na maratona, entre outros. A próxima edição do Gay Games acontece em 2022, em Hong Kong.