Brasil vai transferir embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, diz Bolsonaro

Afirmação foi dada em entrevista para jornal israelense, reafirmando promessa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2018 às 12:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, confirmou que vai transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém quando assumir o governo. A afirmação, que já havia sido feita em alguns momentos da campanha, foi dita em entrevista ao jornal "Israel Hayom". Bolsonaro afirmou que não reconhece a Palestina como um país e que a embaixada brasileira vai ficar no local que os israelenses consideram sua capital.

Segundo Bolsonaro, sua ideia de mudança não era só promessa e ele pretende cumpri-la, seguindo passos de países como Guatemala e EUA, que fizeram a troca. "Israel é um Estado soberano. Se os senhores decidirem qual é a sua capital, nós os seguiremos. Quando me perguntaram durante a campanha se transferiria a embaixada se fosse eleito presidente, respondi sim. Vocês decidem sobre a capital de Israel, não outros povos", afirmou ele em entrevista.

A mudança é polêmica porque palestinos consideram Jerusalém Oriental como capital do seu futuro estado e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação de Israel para que Jeresualém seja sua capital indivisível.

Bolsonaro também foi questionado sobre a Embaixada da Palestina em Brasília. "Quanto à embaixada da Palestina, ela foi construída muito perto do palácio presidencial. Nenhuma embaixada pode estar tão perto do palácio presidencial, então pretendemos mudar. Não há outro caminho, na minha opinião. Fora isso, Palestina primeiro precisa ser um estado para ter o direito de uma embaixada", afirmou.

O Brasil reconhece o Estado Palestino como país desde dezembro de 2010, quando o então presidente Lula enviou uma carta para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. A ONU reconhece a Palestina como um "Estado observador", seguindo assembleia de 2012.

Bolsonaro ainda prometeu aos israelenses que seu governo irá apoiar o país em fóruns internacionais como a Nação Unidas. “Sei que o voto é muitas vezes simbólico, mas ajuda a definir a postura que um país deseja adotar", disse.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Bolsonaro pela vitória por telefone na segunda-feira (29) e o convidou a visitar Israel. "Acredito que sua eleição levará a uma grande amizade entre os dois povos e ao fortalecimento dos laços entre o Brasil e Israel", disse o premiê israelense a Bolsonaro.