Assine

Brasileiros brigam pelo título no Campeonato Inglês, que começa sexta


 

  • Clara Albuquerque

Publicado em 07/08/2018 às 05:00:00
Atualizado em 18/04/2023 às 17:57:06
. Crédito: .

Se tem um campeonato europeu que, ano após ano, consegue se manter interessante e ganhar cada vez mais ingredientes, esse campeonato é o Inglês. Assim como é vista no Brasil, como a competição nacional mais forte do mundo do futebol, a Premier League tem um alto prestígio por aqui. Está no topo do ranking da maioria dos torcedores e jornalistas, seguida de Espanha e a mais nova queridinha Itália, retornando ao pódio de muita gente após um período de baixa, digamos assim. Uma opinião que compartilho, inclusive. 

Neste novo ciclo, que já começa nesta sexta-feira, o Campeonato Inglês terá generosas pitadas brasileiras. A temporada 2018/2019, aliás, será uma das mais numerosas da sua história no quesito. Por enquanto, já que o mercado de transferências ainda está aberto, são 20 brasileiros jogando na Inglaterra, um número bem acima dos 12 da temporada passada. Entre velhos e novos conhecidos, a maioria deve desempenhar papel de protagonismo em clubes que brigam na parte de cima da tabela. 

Começamos pelo Manchester City, atual campeão. Apontado pela própria imprensa inglesa como favorito ao bicampeonato, o time de Pep Guardiola é o mais brasileiro da competição com Gabriel Jesus, Ederson, Fernandinho, Danilo e Douglas (voltando de empréstimo do Girona, na Espanha). Entre os cinco, o camisa 9 da Seleção Brasileira tem tudo para ser o de maior destaque (Ederson acaba tendo menos holofotes pela posição, mas também merece). Depois de uma campanha tão convincente quanto a passada, o clube não foi ao mercado com muita fome. 

Situação bem diferente da que viveu o Liverpool, que, entre outros reforços, trouxe dois brasileiros para se juntarem a Roberto Firmino: Alisson e Fabinho. Debaixo do travessão inglês, o titular do Brasil na Copa terá a chance de convencer aqueles que não o acompanharam tanto, na última temporada, na Itália, de que está na primeira prateleira de sua posição. Já o versátil Fabinho, vindo do Monaco, tem o desafio de se adaptar à intensidade do futebol inglês, mas tem tudo para ganhar a titularidade no meio-campo dos Reds. Sob o comando de Jurgen Klopp, os três estão no time que parece ser o principal candidato a pedra no sapato do Manchester City.

Outro que chega como novidade na Inglaterra é o volante Fred, ex-Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e tema de diversas discussões pelas convocações para Seleção Brasileira. Agora, numa liga de grande visibilidade, o reforço do Manchester United tem a chance de mostrar suas qualidades para quem torcia o nariz pro seu futebol. Dê uma chance. 

A Premier League ainda tem nomes de peso como Willian, no Chelsea, ou que merecem atenção especial como Lucas Moura, iniciando sua primeira temporada completa no Tottenham, Richarlison, que trocou o Watford pelo Everton, e Felipe Anderson, que deixou a Itália para tentar ser protagonista no West Ham. A Premier League nunca foi tão brasileira e não tenho dúvidas de que será uma bela temporada.