Brasileiros têm direito a atendimento médico gratuito em viagens

Benefício é garantido pelo Ministério da Saúde através de um acordo com Portugal, Itália e Cabo Verde

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 17:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Shutterstock

Onde você vai passar as férias? Sabia que você tem direito a assistência médica gratuita se for para algum lugar em Portugal, Itália ou Cabo Verde? Como o Brasil possui acordo com esses países, o turista brasileiro pode ser atendido nos hospitais públicos dos países acordados como qualquer cidadão local. (Foto: Divulgação/Shutterstock) Ou seja, em Portugal, por exemplo, se o português pagar por um procedimento hospitalar, o brasileiro também deverá pagar em igual característica. Da mesma forma, os procedimentos gratuitos ao nativo também serão gratuitos aos brasileiros.

Mas para isso, é preciso solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), que é oriundo de acordos internacionais assinados pelo Brasil com as três nações, e que permite o benefício a qualquer brasileiro (nato ou naturalizado e estrangeiros residentes no Brasil e contribuintes da Previdência Social) que esteja em um desses países. Cabo Verde é um dos destinos que faz parte do acordo (Foto: Divulgação/Shutterstock) Para socilitar é preciso ir no núcleo estadual do Ministério da Saúde com posso dos seguintes documentos: RG, CPF, passaporte e comprovante de residência no Brasil. Itália e Cabo Verde exigem também a apresentação de comprovante de vínculo com o INSS.

Em Salvador, o núcleo fica na Rua do Tesouro, 21/23, 6º andar, no Centro. Para tirar dúvidas, basta entrar em contato nos números (71) 3266-1732 ou 3266-2702. O atendimento acontece das 08h às 11h e das 13h às 15h. Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde e boa viagem!!