Braskem forma parcerias para reutilização do plástico

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 11 de março de 2019 às 04:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Parceria Tecnológica A reinserção de materiais tratados como rejeitos de volta à cadeia produtiva é o objetivo da parceria entre a Cetrel, especializada em serviços ambientais, e a Braskem, que visa reciclar quimicamente plásticos pós-consumo na indústria. A Cetrel tem estudado a melhor forma de obter o resultado na linha da pirólise (decomposição pelo calor) dos resíduos. A Braskem anunciou recentemente algumas parcerias para a reciclagem química dos pláticos, focando em transformar os resíduos pós-consumo em produtos que podem voltar a ser utilizados em diversas cadeias de valor. Além da Cetrel, participam da parceria, o EngePol, da UFRJ, e o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos. “Cada vez mais o conceito de economia circular está sendo debatido, exigindo das empresas produtoras de plástico e outros materiais, uma mudança de abordagem”, destaca o  Engenheiro Químico da Cetrel, Marcelo Pestana.

Movimento positivo Com dois meses de funcionamento, o estabelecimento – que funciona de segunda a sábado – já serviu 43 mil refeições. O projeto é fruto de uma parceria entre o Sesc - Serviço Social do Comércio e o Grupo JCPM. A vendedora de uma das lojas do shopping, Patricia Costa, explica que o conforto do local e a variedade nas opções oferecidas nas refeições são o ponto forte do restaurante. “Antes eu tinha que trazer marmita de casa. Agora eu consigo me alimentar muito bem, com um valor acessível e qualidade nos horários de intervalo”, disse a funcionária. Exclusivo aos funcionários do shopping, portadores do cartão Sesc, o restaurante fica no piso G2 e funciona na modalidade autosserviço a quilo, no valor de R$17,00 o quilo, com direito a uma bebida (suco).

Destaque nos States As empresas baianas Mauro Castro Motion e Dealernet estão entre as 40 empresas que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) embarcaram na última semana para o principal festival de criatividade, tecnologia e inovação do mundo, o SXSW, que ocorre anualmente em Austin, nos Estados Unidos. O evento termina no próximo domingo (17). A Mauro Castro Motion Design desenvolve sistemas de Realidade Aumentada para livros de medicina, e a Dealernet mostra um aplicativo que usa Inteligência Artificial para agendamento de vários tipos de serviços.  Serão empreendedores de dez estados que participarão de reuniões com potenciais parceiros comerciais e vão expor ferramentas e plataformas de solução tecnológica voltadas para diversas áreas.

Crédito antecipado Cresceu a procura pela antecipação do 13º salário no Estado da Bahia em 2018. Dados do Itaú Unibanco indicam que o volume de concessão dessa linha de crédito registrou alta de 29% em 2018, em relação a 2017. Já a quantidade de contratos aumentou 43,5%. A antecipação, uma alternativa para reorganizar as finanças, é um crédito com garantia e taxas atrativas e o pagamento é debitado na conta do cliente no dia 20 de dezembro. A contratação é simples e rápida via aplicativo móvel, internet banking, caixa eletrônico e agências.