Brexit bloqueará livre circulação de visitantes da União Europeia

O governo britânico confirmou a suspensão da livre circulação de visitantes dos países que integram a União Europeia pelo Reino Unido, assim que o Brexit passar a vigorar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2017 às 08:48

- Atualizado há um ano

O governo britânico confirmou ontem (31) a suspensão da livre circulação de visitantes dos países que integram a União Europeia (UE) pelo Reino Unido, assim que o "Brexit" (saída de Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales do bloco europeu) passar a vigorar.

A afirmação do porta-voz de Downing Street - residência e escritório da primeira-ministra britânica Theresa May - rebateu declarações recentes do ministro das Finanças, Philip Hammpond, que disse que implementar um controle de fronteira levaria "algum tempo".

Inicialmente, o livre trânsito entre os países que formam o Reino Unido e aqueles que integram a UE seria permitido por um período de três anos após o Brexit, previsto para ocorrer em março de 2019. Em vista das diferenças de enfoque em relação ao "Brexit" no gabinete da primeira-ministra, o governo britânico esclareceu que "seria errado sugerir que a livre circulação de pessoas continuará valendo nos termos atuais".

Nos últimos dias, os meios de comunicação locais especularam sobre a incerteza que rodeia as futuras políticas de imigração no Reino Unido, se for implementada uma fase de transição após o "Brexit". O mesmo porta-voz oficial indicou que na semana passada foram detalhados os planos do governo para criar um sistema de registro para migrantes e imigrantes estrangeiros.