Brusque pede desculpas após chamar acusação de racismo de 'oportunismo'

Em novo comunicado, clube agora promete apurar os fatos sobre o ocorrido com Celsinho, do Londrina

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 17:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Após acusar o meia Celsinho, do Londrina, de fazer "falsa imputação de crime" ao relatar ter sido vítima de racismo, o Brusque voltou atrás. Em nova nota oficial, o presidente do clube catarinense, Danilo Rezini, pediu desculpas pelo que chamou de "posicionamento equivocado"."O Brusque Futebol Clube diante do ocorrido vem respeitosamente pedir desculpas ao atleta Celso Honorato Junior pelo transtorno causado a sua pessoa, a nossa torcida, simpatizantes, patrocinadores e imprensa devido ao nosso posicionamento equivocado. Nosso Clube sempre foi e será contra qualquer tipo de diferença ideológica, crença, raça ou gênero, possuímos uma história constituída pela responsabilidade, respeito, transparência e muito trabalho", diz o comunicado.Durante o intervalo jogo entre os dois times no último sábado (28), pela 21ª rodada da Série B, Celsinho chamou o quarto árbitro e afirmou ter sofrido injúria racial, chegando a apontar a pessoa que proferiu as ofensas na arquibancada. A partida terminou em empate em 0x0, no estádio Augusto Bauer,

O episódio foi registrado pelo árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior em súmula. Segundo o texto, um integrante do staff do Quadricolor falou: "Vai cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha".

Em nota anterior, o Brusque afirmou que o jogador "é conhecido por se envolver neste tipo de episódio', negou qualquer ato de racismo, falou em "oportunismo" e disse que tomaria "todas as medidas cabíveis" contra o atleta.

A postura gerou repercussão negativa, e as redes sociais do clube foram tomadas de críticas. Os atacantes Diego Mathias e Edu e o lateral-direito Edilson Junior, todos do Brusque, publicaram a mesma imagem com a mensagem: "Diga não ao racismo", manifestando apoio a Celsinho. 

Leia a nova nota do Brusque:

"O Brusque Futebol Clube diante do ocorrido vem respeitosamente pedir desculpas ao atleta Celso Honorato Junior pelo transtorno causado a sua pessoa, a nossa torcida, simpatizantes, patrocinadores e imprensa devido ao nosso posicionamento equivocado.

Nosso Clube sempre foi e será contra qualquer tipo de diferença ideológica, crença, raça ou gênero, possuímos uma história constituída pela responsabilidade, respeito, transparência e muito trabalho.

Esperamos que entendam esse momento infeliz que estamos vivendo, cabe a nós, humildemente reconhecer o erro da nota anterior e pedir desculpas mais uma vez ao atleta Celsinho e a compreensão de todos.

O Brusque FC tomará todas as medidas cabíveis diante do ocorrido e vai apurar os fatos."