BTCA encerra a tríade de apresentações da montagem Lub Dub, nesta quarta

O espetáculo traz um conceito que mistura a cultura afro-brasileira com a cultura oriental

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 10:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Fábio Bouzas / Divulgação

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) reestreia hoje,  em Salvador, o espetáculo Lub Dub. A obra faz parte de um projeto da companhia, que relançou três coreografias de maior relevância em seu repertório, produzidas  nos últimos dois anos. As exibições começaram no mês passado, com as montagens Tamanho Único e CHAMA: Coreografia para Artistas Incendiárixs. 

Encerrando esse ciclo, Lub Dub traz um conceito que mistura a cultura afro-brasileira com a cultura oriental. O coreógrafo sul-coreano Jae Duk Kim foi convidado pelo diretor artístico Antrifo Sanches para, além da coreografia, produzir a trilha sonora do espetáculo. “Ele fez isso com maestria. Foi o primeiro coreógrafo do oriente a trabalhar com o BTCA”, disse Antrifo. 

A apresentação do balé retrata os movimentos do corpo humano através do lub e dub, expressão médica que simboliza o som dos batimentos cardíacos. Trata-se uma metáfora que representa a “percussão do corpo”, como define o diretor. Antrifo diz que as cenas de combate durante a exibição trazem um rítmo intenso e dinâmico, destacando elementos das duas culturas: “Mistura as lutas sul-coreanas com a capoeira”, destaca. 

Além dos passos de dança, o espetáculo tem uma apresentação ao vivo de canto, feita por um dos bailarinos. “É uma peça que emociona muito o público”, afirma o diretor. Essa montagem marca a despedida de Antrifo Sanches como diretor artístico do BTCA, que a partir de agora se dedicará à carreira acadêmica na Ufba, onde é professor da Escola de Dança há 24 anos. No tempo em que ficou a frente do grupo, foram necessárias muitas parcerias para realização dos espetáculos: “Sempre produzimos com muito pouca verba”. Apesar disso, a companhia realizou  peças marcantes. “A gente trabalhou com muita competência, ousadia e coragem. Fico bastante realizado em ter contribuído com tudo”, disse.  

Serviço

O que: Lub dub - BTCA

Onde: Sala do Coro do  Teatro Castro alves (Campo Grande). Amanhã e quinta, às 20h.

Ingresso: R$ 10 | R$ 5.

Vendas: Bilheteria do TCA e site Ingresso Rápido. 

* Sob orientação da editora Ana Pereira