Busca por jovem que desapareceu no mar da Barra é retomada: 'A mãe pediu para não entrar na água'

Os garotos eram amigos de infância e tinham o hábito de ir para a praia da Barra para jogar futebol

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2017 às 11:21

- Atualizado há um ano

Os bombeiros retomaram as buscas por Antônio Carlos da Costa Silva, 16 anos, que desapareceu no mar da Barra, em Salvador, na sexta-feira (26). Ele estava com o amigo Rafael Ventura Rodrigues da Silva, 14 anos, que foi resgatado do mar sem vida neste domingo (28).

Rafael será sepultado às 16h desta segunda (29) no cemitério Quinta dos Lázaros. Um terceiro garoto, Adriano Rosa, 15, também foi arrastado pela onda, mas sobreviveu ao acidente. Bombeiros fazem buscas por adolescente na Barra (Foto: Roberto Abreu/CORREIO)Segundo o Grupamento de Marítimo do Corpo de Bombeiros (Gmar), a partir de hoje as buscas serão de forma visual e os militares não entrarão no mar. Um barco foi enviado para o trecho de Bom Despacho, após testemunhas relatarem ter visto um corpo boiando naquela região. No total, nove bombeiros estão empenhados nas buscas.

"A nossa busca é visual tentando localizar o corpo boiando no mar. Uma embarcação saiu da capitania dos portos. A tendência do corpo, por conta do tempo do ocorrido, é que ele seja levado pela correnteza, ou fique preso no local, mas essa possibilidade é baixa", explicou o subtenente Hugo Melo, supervisor operacional do GMar.

Por volta das 11h, uma embarcação da Marinha foi integrada à equipe de buscas. Ainda de acordo com os bombeiros, caso seja necessário, a equipe irá solicitar que um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) faça uma varredura pela área de buscas.

"As condições climáticas da sexta estavam complicadas. Como o afogamento aconteceu à noite, a situação se tornou ainda mais difícil. É comum casos de pessoas que entram no mar pra resgatar os pertences, mas geralmente essas ocorrências acontecem durante o dia, quando a movimentação é maior", pontuou Felipe Brito, bombeiro que está ajudando nas buscas.

Costumava ir à BarraAntônio Carlos era morador do bairro de Pero Vaz e estudava no 8º ano do Ensino Médio no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, que fica no mesmo bairro. Segundo o irmão de Antônio Carlos, os garotos eram amigos de infância e tinham o hábito de ir para a praia da Barra para jogar futebol. 

"Minha mãe chegou a pedir pra ele não entrar na água, mas infelizmente isso aconteceu. Ela está à base de remédio e toda a família está muito abalada", comentou o auxiliar de cozinha Átila Costa, 21. "Ontem um bombeiro, que não estava em serviço, avistou dois corpos boiando nas imediações do Cristo. Quando a equipe foi acionada só conseguiu localizar um", completou sobre o resgate do corpo de Rafael.

"Vi o momento que eles saíram de casa acompanhados de um grupo de 20 pessoas. Eles costumavam jogar futebol em uma quadra no bairro do Iapi, mas resolveram ir para a Barra. Fui professora de Rafael e sou vizinha de Antônio. Todo mundo está abalado", conta a professora Isis Borges, 32 anos. 

Segundo familiares de Antônio Carlos, foi Adriano Rosa que conseguiu sair do mar. Ele contou que a água estava na altura do joelho, mas uma onda grande surpreendeu os adolescentes e puxaram os dois para dentro do água. "O menino que sobreviveu conseguiu se segurar nas pedras e teve escoriações pelo corpo. Mas os outros dois foram arrastados", explicaram.

AfogamentoO corpo de Rafael foi localizado na região do Morro do Cristo, numa vala próxima às pedras. As buscas Antônio Carlos foram suspensas no início da noite deste domingo (28). Uma equipe do GMar chegou a fazer buscas na Ilha de Itaparica após um passageiro do ferryboat ter alertado sobre um corpo boiando entre Mar Grande e Salvador, mas nada foi encontrado. A Marinha também está auxiliando nas buscas.

Rafael e Antônio Carlos jogavam futebol com um grupo de amigos na areia da praia do Farol da Barra, em frente à região do Barracenter, na noite de sexta-feira, quando a bola acabou caindo no mar. Os dois adolescentes e um terceiro amigo se voluntariaram para entrar na água e recuperá-la, por volta das 20h30. Só o amigo conseguiu sair.Ainda na sexta-feira, a Capitania dos Portos foi acionada e fez buscas no local até por volta das 2h de sábado. O Graer, da Polícia Militar, também foi chamado, mas os jovens não foram localizados.