Cabula fitness

No bairro existem muitas opções de atividades físicas para os moradores, várias delas gratuitas

Publicado em 8 de maio de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

A prática de atividades físicas é considerada fundamental para uma melhor qualidade de vida. Movimentar-se é uma necessidade vital e, por isso, a população está cada vez mais consciente da importância da ginástica e dos esportes para a saúde e bem-estar. No bairro do Cabula são muitas as opções para os moradores, várias delas gratuitas. Basta disposição para encarar um modo diferente de sentir e perceber o mundo.

Animação e entusiasmo não faltam às cerca de 2,1 mil pessoas que participam dos projetos desenvolvidos para a comunidade pelo Grupo de Trabalho de Educação Física (GTEF), que proporciona diversas atividades físicas e esportivas, gratuitamente, no campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com uma extensa programação, são oferecidas as modalidades de ginástica funcional, caminhadas e esportes como futebol de salão, vôlei e basquete. Estes últimos somam 490 participantes.

“Temos atividades todos os dias da semana, de janeiro a janeiro. Nos dias úteis, começamos às 7h20 com a ginástica funcional. E nos finais de semana, já temos movimentação a partir das 6h da manhã e, muitas vezes, segue até às 22h”, afirmou o professor Dilton Cerqueira, coordenador e fundador do Grupo. Ao longo dos quase 34 anos, dezenas de milhares de pessoas participaram desta ação da Universidade com a comunidade.

O projeto Mexa-se é o mais procurado. Segundo Dilton, hoje, 1.017 pessoas estão inscritas para as aulas de ginástica, que acontecem de forma rotativa. “A pessoa escolhe um horário e pratica duas vezes por semana”, explica. O coordenador informou que não há qualquer tipo de cobrança quanto à frequência. “Cada um vem quando quer e pode. Com isso, desenvolvemos as atividades de forma prazerosa. A educação física é sinônimo de satisfação e alegria. É muito bom ver o aluno alegre”, afirmou. Nos grupos estão pessoas de todas as faixas etárias, de crianças e idosos de até 84 anos.  Mais de 2,1 mil pessoas participam das atividades físicas e esportivas no GTEF, liderado pelo professor Dilton Cerqueira (Arquivo pessoal) Renata Lúcia Pereira é uma das integrantes do grupo de ginástica. “É muito legal e faz bem para a saúde, pois precisamos nos movimentar. Além disso, é importante ficarmos em forma”, disse a massoterapeuta, que também leva a filha Raquel, de seis anos, para participar das atividades, geralmente às sextas-feiras.

Os moradores podem ainda se integrar ao Projeto Caminhar, que conta atualmente com 560 inscritos, moradores do Cabula e adjacências. As caminhadas, no entanto, acontecem em várias regiões da cidade, segundo Dilton, como Orla, Imbuí, Paralela, Jardim da Alah e também na área do 19º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército, que fica no bairro e também abre as portas para a comunidade. Já está na 82ª edição. “As atividades físicas têm tornado os participantes mais resistentes às doenças e auxiliado na superação, na compreensão e na interpretação dos desafios da modernidade”, destaca o professor.

Espaços O Cabula também conta com espaços públicos para a prática esportiva. O bairros possui quadras de esporte, por exemplo, nas praças das ruas Planalto e Estácio Lima, e tem ainda equipamentos em escolas públicas estaduais, como os colégios Otávio Mangabeira e Roberto Santos, onde muitos praticam, sobretudo, o futebol de salão e vôlei. Já o tradicional “baba” é possível nos campos localizados nas ruas Silveira Martins, Ilha de Maré e Almiro Mario de Almeida.

Academias No bairro, os moradores têm ainda a opção das academias, e algumas das grandes redes também estão presentes no Cabula, a exemplo da Alpha Fitness, Smart Fit e Selfit. A primeira está instalada no Shopping Bela Vista, numa área de 1,2 mil metros quadrados e capacidade para atender até 1,6 mil alunos. A estrutura inclui áreas de musculação, cardio, crossfit, spinning, ginástica e vestiários, em um ambiente climatizado. Também oferece as modalidades de boxe, pilates, bike, fitdance, zumba, yoga, muay thai, funcional, local e jump. “A unidade foi implementada acompanhando a expansão do bairro do Cabula, que cresce a cada dia”, afirmou Marcílio Duarte, diretor de Marketing da Rede Alpha Fitness, que conta com outras nove unidades em Salvador e uma em Aracaju.  A Alpha Fitness é uma das opções de academia no Cabula (Foto/Divulgação) A Smart Fit, que é considerada a maior rede de academias da América Latina, também decidiu implantar uma unidade no Cabula. Localizada na Rua Silveira Martins, 165, conta com áreas de musculação, atividades cardiovasculares, ginástica, alongamento, zumba, sh'bam, fitdance, entre outros espaços. Na mesma Silveira Martins, no número 292-A, está localizada a Selfit, que também conta com ambiente climatizado. Entre outras opções estão a Lion Fitness (Rua Silveira Martins, 2.568), Academia Hit (Rua Antônio Cândido de Lima, 443), Academia Movimento (Academia Movimento) e Corpore Fitness (Rua Silveira Martins, 352).

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.