Cacau caiu! Sexta-feira (20) é o dia mais chuvoso de abril em Salvador

Apesar dos transtornos, a quantidade de chuva ainda está abaixo da média de abril

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 20 de abril de 2018 às 11:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Se você pensa que esta sexta-feira (20) é o dia mais chuvoso do mês de abril em Salvador, "acertou, miserave!" Enquanto o meme de internet reconhece sua perspicácia, um antigo ditado popular reforça a situação: "o cacau caiu" na capital.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estas quinta (19) e sexta-feira (20) são os dias mais intensos de chuva registrados em Salvador este ano. Mas apesar dos transtornos, choveu até o momento metade do que é esperado para o mês inteiro. Com a força da chuva, árvore caiu na ladeira da Cruz da Redenção em Brotas (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Inmet, das 9h desta quinta (19) até as 9h de hoje o pluviômetro de Ondina registrou 45,9 mm de chuva. Já o equipamento instalado na Base Naval de Aratu, no Subúrbio, contabilizou 51 mm. "Hoje (sexta) é, sem dúvida, o dia mais chuvoso do mês. Ontem também choveu mais que nos dias anteriores, mas estamos registrando chuvas desde o início da semana. Elas estão sendo provocadas por um sistema de alta pressão que está sobre o oceano, e que está empurrando as nuvens para o continente", disse. A média para o mês de abril é de 309,7 mm. Até o momento, foram registrados 157,2 mm na capital. A previsão é de mais chuva ao longo do dia e durante o sábado. No domingo, o sol deve aparecer, mas entre nuvens.

[[publicidade]]

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está com equipes de plantão 24h para atender a população. Para solicitar ajuda, basta entrar em contato pelo telefone 199.

Susto em Cosme de Farias Um telhado de zinco de uma casa de três andares foi arrancado pela força dos ventos na manhã desta sexta-feira (20), na Rua do Campo Velho, no bairro de Cosme de Farias. Foto: Nilson Marinho/CORREIO O telhado da cobertura do prédio que fica em cima de uma bomboniere perto do final de linha do bairro se desprendeu por volta das 7h30, caindo na rua. Durante a queda, a estrutura bateu em fios elétricos e em parte de um muro de uma residência vizinha. Duas casas ficaram sem energia e os moradores acionaram a Coelba. 

"Não estava passando ninguém no momento que a telha caiu. Agora estamos aqui ajudando a tirar esses entulhos de parte do muro. Nada grave, graças a Deus", contou Antônio Carlos Santos, 33, morador do local.