Cachoeira: Arma falsa e celulares são apreendidos em operação

Prefeita da Cidade sofreu ameaças de morte; polícia busca culpados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2021 às 22:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alberto Maraux/SSP

O grupo que ameaçou de morte a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus, está como alvo de uma operação da Polícia Civil desde a manhã desta quarta-feira (2). Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, em imóveis na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. 

Esta é a segunda ação deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública com o objetivo de localizar os autores. A operação é liderada pela 4a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus).

Até o momento, ninguém foi preso. No entanto, a polícia conseguiu apreender uma pistola de brinquedo e seis celulares em imóveis que são alvos da Operação Motriz.

De acordo com a SSP, as casas eram utilizadas por traficantes de drogas. Uma mulher que estava em um dos imóveis foi conduzida e prestou depoimento na delegacia.

Titular da 4ª Coorpin, Joaquim Souza afirmou que está levantando os indícios para descobrir as motivações das ameaças. " Sabemos, até o momento, das participações de traficantes nesses crimes", disse.

Na primeira operação deflagrada por conta desses crimes, denominada de Cidade Heroica, dois traficantes foram presos e um terceiro comparsa acabou morrendo durante confronto.

Relembre o caso Depois de se eleger em novembro do ano passado derrotando Fernando Pereira, o Tato (PSD), empresário forte da região que tentava se reeleger pela quarta vez, a atual prefeita vem sendo ameaçada de morte e já teve dois correligionários executados após à sua posse.

A primeira vítima foi Ivan Passos, morto em 17 de novembro, dois dias após a vitória de Eliana. A segunda vítima foi foi Georlando Silva, que era coordenador de obras da prefeitura, morto no mês passado, com 10 tiros. Além disso, a prefeita já recebeu ligações onde ouvia barulhos de tiros do outro lado da linha e foi seguida por homens em uma moto, que fugiram após intervenção da polícia.   De acordo com a gestora, as ameaças e os assassinatos tem o objetivo a renuncia de Eliana do cargo. No entanto, nascida e criada no bairro de Ipitanga, a prefeita filha de Cachoeira mostra confiança para seguir à frente da terra de bravos guerreiros, que deu o primeiro grito de Independência da Bahia e, consequentemente do Brasil. E é por isso, a sua ancestralidade à credencia à luta.

“Eu não vou renunciar. Eu não tenho medo. Junto com os meus ancestrais, aqui também pulsa a veia sindical, e muito forte e não sou covarde. A veia do sindicalista não recua”, disse ela, que já foi líder sindical e vereadora na cidade dois mandados (2009/2016). 

Dois suspeitos por ameaças feitas à Eliana Gonzaga foram presos, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Por meio de nota, a SSP disse que “no início deste ano, recebeu a prefeita e de imediato reforçou o patrulhamento com equipes da Polícia Militar, na sua residência, no local de trabalho e também em agendas externas”. “Destaca ainda que, após o encontro, a Polícia Civil deflagrou a Operação Cidade Heroica que culminou nas localizações de dois criminosos apontados como autores das ameaças”.