Cadeias da Bahia têm mais de 4 mil presos em excesso

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os presídios da Bahia têm 4.156 custodiados acima da capacidade máxima. Segundo  levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgado ontem, as cadeias do estado suportam até 9.687 presos, mas têm 13.843. Das  23 unidades prisionais consideradas no estudo, 15 têm ocupação superior à  capacidade – o que representa 65% do total. O percentual no estado é superior à  média nordestina – que é de 56% – e similar à nacional (65,73%). As unidades com maior lotação são o Presídio de Salvador e a Penitenciária Lemos  de Brito, ambas no complexo da Mata Escura, na capital – a primeira tem 925 presos  a mais, enquanto a segunda, 725. Em seguida aparecem os conjuntos penais de Feira de Santana (607 custodiados em excesso), de Itabuna (600) e de Teixeira de Freitas (591). 

Coleta de dados Os números têm por base relatórios preenchidos por membros do Ministério Público nos estados e foram colhidos entre março de 2016 a fevereiro de 2017. 

Bordão preparado A candidatura ao Senado do deputado federal Irmão Lázaro (PSC) ainda não foi confirmada, mas já tem até bordão: o coronel contra o pastor. A frase, que circula nos bastidores da oposição, faz referência ao presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD), que deve concorrer ao Senado na chapa do governador Rui Costa. Lázaro, que é também cantor gospel, pode integrar a chapa da oposição encabeçada por Zé Ronaldo (DEM). A atuação artística dele é justamente um dos principais trunfos do PSC para emplacar o deputado na disputa pela Casa Alta do Congresso. 

Resposta Apontado como mais faltoso na Assembleia Legislativa em 2018, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) disse ver com estranheza a quantidade de ausências atribuídas a ele. O parlamentar aparece com 11 faltas, segundo levantamento feito pela Satélite.“Tenho consciência do meu empenho na atividade parlamentar, que não transcorre apenas em plenário”, disse. Ressaltou ter ampla base, composta por diversos municípios, que frequentemente requerem a atenção dele. “O fato de nem sempre estar em plenário não significa que não esteja trabalhando”, afirmou.

Impasse O sacerdote Aritana de Oxossi é uma das apostas do PP para as eleições deste ano. O vice-governador João Leão, presidente estadual do partido, quer que ele seja candidato a deputado estadual ou federal, mas Aritana resiste. “Ele quer, mas eu não quero. Conversei com os orixás, estou mais ligado à espiritualidade nesse momento”, contou. Ele era filiado ao PHS e pretendia disputar a Câmara. "A transparência garante que os torcedores e toda a sociedade conheçam e compreendam as contas das entidades gestoras de competições profissionais de futebol. Este projeto visa combater a corrupção nesse esporte por meio do aumento da fiscalização e da criação de ferramentas de controle  Adolfo Viana", deputado estadual, ao propor um projeto de lei com o objetivo de aumentar a transparência no futebol baianoOtimismo Embora líderes do Congresso afirmem que a privatização da Eletrobras só será apreciada em 2019, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), relator do projeto, trabalha pela aprovação ainda neste primeiro semestre. “É difícil, mas não impossível. Seguimos trabalhando pela aprovação, porque é fundamental para o país”, diz. "O governo deixou de conceder reajuste para fazer investimentos em obras eleitoreiras, para financiar shows de cantores e bandas famosas, num claro fim de ampliar o seu capital eleitoral. Quem está pagando por isso são os servidores públicos", Luciano Ribeiro, líder da oposição na Assembleia, ao criticar o governo do estado pela falta de reajuste dos servidores públicos e pelas perdas registradas nos últimos quatro anos