Cães da PM encontram drogas durante ocupação no Engenho Velho da Federação

Morador preso com maconha e cocaína compartilhou mensagem, via WhatsApp, informando presença de PMs no bairro

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 11 de agosto de 2017 às 16:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto:Alberto Maraux/SSP

Suspeito é conduzido para delegacia (Foto:Alberto Maraux/SSP) Duas pessoas foram conduzidas para delegacias por tráfico de drogas nas primeiras horas da ocupação do bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, pela Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), unidade recém-criada do Batalhão de Choque. O bairro recentemente foi palco de outras ações da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas. Os policiais do grupo especializado apreenderam maconha e cocaína na casa de dois rapazes na localidade da Baixa da Égua. A quantidade não foi informada.

A ocupação aconteceu por volta das 5h  na Lajinha, Forno e Baixa da Égua, os principais pontos de conflito pelo domínio do tráfico de drogas entre as facções Comando da Paz (CP) e Bonde do Maluco (BDM). Durante incursão na 1ª Travessa Neide, na Baixa da Égua, onde a atuação é do CP,  policiais militares surpreenderam Rian Félix Oliveira dos Santos, o Beiço, 22 anos, que foi levado para 7ª Delegacia (Rio Vermelho). Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Já o outro rapaz, um adolescente de 16, apreendido a pouco metros de Rian, foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). 

Os entorpecentes foram encontrados nas casas de Rian e do adolescente pelos cães Andy, uma pastor malinois, e Ajax, um pastor alemão, ambos do Batalhão de Choque. A polícia chegou à dupla após flagrar no celular de Rian mensagens via WhatsApp informando a presença de policiais na área, juntamente com compartilhamento de fotos de entrevistas concedidas pelos militares às emissoras de televisão. Cão do Batalhão de Choque durante revista na casa de suspeito (Foto: Alberto Maraux/SSP) “Nosso planejamento é ficar até a segunda-feira (14), mas vamos permanecer o período que for necessário. O domínio do espaço é nosso, não do tráfico. Não existe lugar onde a polícia não entre. Jamais vamos aceitar que nossa comunidade se aflija com a atuação do tráfico”, declarou o comandante do Batalhão de Choque, coronel Paulo Guerra.  

Policiamento A ocupação no Engenho Velho da Federação conta com 60 policiais, drone, motos, viaturas, além de uma base móvel da Patamo instalada em frente à Escola Municipal Engenho Velho da Federação, na 1ª Travessa Neide. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM (Graer) também atua sobrevoando o bairro e seu entorno.

Segundo o coronel Paulo Guerra, a ação da Patamo no bairro ocorre de três formas: “intensificação do policiamento, onde há permanência por tempo indeterminado, conforme evolução das ocorrências; manutenção do que foi feito, circulação nos principais pontos apontados pela Inteligência e cumprimento de mandados de prisão, e retração, saída da tropa após avalição técnica e aproximação da comunidade”, declarou o coronel. 

Os 60 policiais militares ficarão, até então, até segunda-feira, em esquema de revezamento. “São cinco equipes que vão se revezar durante 24h. A alimentação da tropa será aqui. No caso de almoço, por exemplo, uma guarnição almoça, enquanto a outra está no patrulhamento", diz. 

'Mancha'O CORREIO antecipou com exclusividade a criação da Patamo em junho deste ano.  A unidade vai atuar nos bairros que compõem a chamada “mancha criminal” da capital. Entre eles estão Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, Valéria e Santa Cruz, que concentram um volume maior de ocorrências de violência. 

A Baixa do Tubo, por exemplo, no Vale do Matatu, também é alvo de confronto intenso entre CP, que ainda controla a região, e BDM, que domina Cosme de Farias e outras áreas de Brotas.

Outra localidade na mira da nova unidade é o Boqueirão, na Santa Cruz. Apesar de o bairro fazer parte da região de Nordeste de Amaralina, onde há três bases comunitárias e uma companhia (40ª CIPM/ Nordeste), traficantes do CP desafiam a polícia.