Cães-terapeutas vão acompanhar crianças assistidas pela Cidade da Luz

Projeto foi lançado neste sábado (10)

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 13:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Com os cães-terapeutas Angus e Mafalda,  o projeto Focinhos Solidários foi lançado na manhã  deste sábado (10) na fundação Cidade da Luz. A iniciativa tem o objetivo de atender inicialmente 12 crianças de 7 a 12 anos, através da Terapia Assistida com Animais (TAA). O atendimento psicológico será conduzido pelo Grupo GNAP, especiaizado em saúde domiciliar.

Angus é um cão da raça Labrador, tem 4 anos, que veio de Porto Alegre (RS) e atua como cão-terapeuta no GNAP desde 2016.  Mafalda é um cão da raça Golden Retriever, com 04 anos e 08 meses, de Salvador (BA), que começou no GNAP como cão-terapeuta neste ano.   

“O projeto visa melhor organizar as relações sociais, aumentar a afetividade, a capacidade de atenção e reduzir a ansiedade e agressividade das crianças selecionadas para participar de forma inédita do projeto em Salvador”, disse Tatiane Seixas, coordenadora do Núcleo de Psicologia do GNAP.

A maioria das crianças selecionadas participa de atividades do Centro de Cultura e Arte da Cidade da Luz – complexo social idealizado e fundado por José Medrado.

De acordo com a coordenadora do Centro de Cultura e Arte, Eliana Menezes, as expectativas em relação aos resultados do Focinhos Solidários são positivas: “O nosso trabalho tem por objetivo fortalecer o vínculo entre as crianças e suas famílias. Por conta de situações de vulnerabilidade e de questões ambientais, eu acredito que 40% das crianças que são acompanhadas em diversas atividades na instituição tenham dificuldades psicológicas e emocionais”, avalia Menezes.

Na Cidade da Luz, o projeto terá duração de seis meses, totalizando 12 sessões, com encontros quinzenais na sede da entidade filantrópica, no bairro de Pituaçu. As crianças que vão participar possuem perfis específicos e estão em situações de vulnerabilidade social. No final do projeto, será lançado um livro contendo ilustrações e os resultados obtidos com o grupo em tratamento. 

O projeto Focinhos Solidários não possui fins lucrativos e é promovido pelo GNAP Psicologia, com apoio da Agromix Pet Center e da clínica Planeta Animal, com realização no complexo social Cidade da Luz.