Caio Júnior, novo técnico do Bahia: "time precisa de uma chicotada psicológica"

esportes
24.07.2012, 08:27:00
Atualizado: 24.07.2012, 16:52:29

Caio Júnior, novo técnico do Bahia: "time precisa de uma chicotada psicológica"

Apresentado na segunda-feira, treinador assistiu empate no jogo contra o Coritiba e já comandou primeiro treino

Miro Palma
miro.palma@redebahia.com.br

São apenas oito pontos conquistados em 33 disputados na Série A. O técnico Caio Júnior chegou e está ciente do tamanho do problema que tem para resolver no Bahia. O 2x2 frustrante diante do Coritiba e um dia de trabalho no Fazendão, no entanto, já foram suficientes para o novo treinador começar a tirar algumas conclusões sobre a situação atual.

Para Caio Júnior, além das dificuldades técnicas comuns na maioria das equipes, o tricolor enfrenta, ao menos nesse início de campeonato, problemas psicológicos. "É como uma expressão que aprendi lá em Portugal. O time precisa de uma chicotada psicológica", diz ele, para depois completar. "O torcedor quer ver o cara dar a vida em campo.  Precisamos de mais alma".

Assista à primeira coletiva de Caio Júnior como técnico do Bahia

A principal medida do treinador para o início de trabalho é alertar o elenco sobre o momento do Bahia. "Temos que ser realistas. Fugir da zona é o objetivo. Chegar próximo dos 20 pontos no final do primeiro turno é o ideal. Faltam oito rodadas para isso", avisa. A missão é difícil, mas o técnico garante estar preparado pra enfrentar de peito aberto. Para dar a volta por cima no Esquadrão, Caio lembrou de um exemplo do passado. "Em 2002, assumi o Paraná faltando dez rodadas. O time era o último colocado e tinha 95% de chances de ser rebaixado. Nós escapamos...".

Quatro anos mais tarde, no mesmo Paraná, Caio Júnior, de forma surpreendente, colocou o time na Copa Libertadores da América. Como fez questão de afirmar logo no primeiro discurso, essa não é a realidade atual do Bahia. "Se a gente atingir nossas metas, trabalharemos com mais tranquilidade no segundo turno. Acredito que tem muita coisa para acontecer no campeonato. Depois, podemos até pensar numa coisa melhor. Primeiro, temos que sair da zona", reforça. E ele dá mais um toque para a boleirada. "Não é fácil. A pressão é maior e o torcedor tem bem menos paciência. Por isso, quero dar mais equilíbrio ao time nessa hora".

Mudanças
Logo no primeiro dia de trabalho, mudanças foram realizadas no time. Enquanto os titulares treinaram na academia, os reservas realizaram um minicoletivo sob o comando de Caio Júnior. O professor, cheio de energia, mostrou motivação e arriscou até uns chutes no gol, lembrando a época de atacante no Paraná.

Quatro jogadores do time sub-23 foram integrados ao profissional em definitivo. O zagueiro Dudu, o lateral-direito Gil Bahia, o volante Victor Lemos, contratado junto ao Belenenses, de Portugal, e o centroavante Rafael Gladiador, autor de três gols na atividade, são as mais novas opções. "Podem ter certeza que não me escapa nenhum detalhe. Se eu botar o olho e me agradar, não tenho medo de arriscar".

Quinta-feira, às 21h, contra o Palmeiras, o Bahia terá mais uma oportunidade de deixar a zona de rebaixamento. Lá em Barueri, o treinador espera dar um pouco da sua cara ao time. "Quero mais chutes a gol. Com o tempo, vocês vão notar o trabalho tático", conclui.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irmao-de-arlindo-cruz-acyr-marques-da-cruz-morre-aos-65-anos/
Relembre sucessos compostos pelo irmão do sambista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/emanuelle-araujo-conta-detalhes-sobre-2a-temporada-de-samantha/
A personagem passa por uma processo de amadurecimento na sequência da trama
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-fotos-e-video-da-igreja-de-monte-santo-apos-o-incendio/
Apesar do fogo ter destruído a estrutura, a imagem de Jesus Cristo ficou intacta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-destroi-igreja-de-monte-santo-imagem-de-jesus-cristo-fica-intacta/
Cidade não tem corpo de bombeiros e moradores apagaram o fogo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais