Caio Ribeiro sobre câncer: 'Ou você lamenta ou você enfrenta'

Comentarista da TV Globo revelou, em suas redes sociais, que está em tratamento contra um linfoma de Hodgkin

Publicado em 6 de setembro de 2021 às 20:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: João Miguel Junior/TV Globo

O comentarista Caio Ribeiro, de 46 anos, deu mais detalhes sobre seu tratamento contra um câncer, um linfoma de Hodgkin. Em vídeo publicado em seu Instagram, na última sexta-feira (3), o ex-jogador explicou que o diagnóstico foi dado depois do surgimento de um caroço no pescoço. Ele contou que está fazendo quimioterapia e está respondendo bem.

Na segunda-feira (6), em entrevista ao Encontro, da TV Globo, Caio falou que descobriu o caroço durante uma sessão com um fisioterapeuta. O comentarista aproveitou para agradecer a sua rede de apoio, e explicou o motivo pelo qual resolveu tornar o assunto público.

"Fui fazer um alongamento, como sempre faço, e o meu fisioterapeuta percebeu um caroço no meu pescoço. Fui ao médico e descobri o linfoma no início. Estou na penúltima sessão de quimioterapia e tudo está correndo bem. No tratamento, há uma parte da medicina e uma parte nossa, ou seja, a forma como encaramos a doença. Tenho uma família maravilhosa e grande amigos, que têm me apoiado muito. Decidi tornar o assunto público e passar otimismo", disse.

O ex-jogador, que tem passagens por clubes como São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Grêmio e Botafogo, contou que o diagnóstico de câncer o deixou abalado. Mas disse que agora vem lidando de uma forma tranquila."A notícia do câncer machuca um pouquinho. Fiquei preocupado, é uma pancada. Eu me perguntei por que comigo, mas ou você lamenta ou enfrenta. Acho que tenho lidado de forma serena. A não ser o caroço, não tive nenhum sintoma. Só procurei o médico porque o meu fisioterapeuta me alertou, aliás, ele salvou a minha vida", falou.De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos. Esse sistema é responsável por produzir as células responsáveis pela imunidade, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo.

O linfoma de Hodgkin pode surgir em qualquer parte do corpo. Em geral, o paciente percebe a presença de linfonodos, que se apresentam como caroços, muitas vezes indolores.  No caso de Caio, o caroço foi percebido no pescoço, mas também pode aparecer nas axilas e virilha. Os sintomas dependem da sua localização, mas podem incluir tosse, falta de ar, febre, cansaço, suor noturno, perda de peso sem motivo aparente e coceira no corpo.

No vídeo em que revela o câncer, Caio mostrou confiança na plena recuperação."Eu fui diagnosticado com um linfoma, que se chama linfoma de Hodgkin. A boa notícia é que ele tem 95% de cura e meu corpo está respondendo muito bem ao tratamento. Já estou na penúltima sessão de quimioterapia, estou forte, com a cabeça boa, tenho certeza de que em mais 15 dias isso vai passar", falou.O comentarista também ressaltou que uma das consequências do tratamento é a queda de cabelo, o que já começou a acontecer. Mas garantiu que não deseja parar de trabalhar.

"Pretendo continuar trabalhando, estou com energia, com a cabeça boa, mas talvez vocês me vejam um pouquinho mais abatido e mais careca no ar. Mas forte, porque tenho certeza de que a gente vai passar por tudo isso junto".