Caíque Sá quer aproveitar crise do Sport para se reerguer em casa

Lateral voltará à titularidade após ficar dois jogos afastado por lesão

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 05:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Dos 26 nomes contratados pelo Vitória para a temporada, o de Caíque Sá possivelmente não estava entre os que mais empolgaram o torcedor. Apesar de ter passagem pela Jacuipense, em 2013 e 2014, o lateral-direito ainda era pouco conhecido dos rubro-negros, já que após deixar a Bahia só defendeu Confiança e Joinville, clubes que pouco cruzam o caminho do Leão.

Baiano de Riachão de Jacuípe, a 191km de Salvador, o atleta de 25 anos deixou o futebol catarinense e assinou contrato de empréstimo com o Vitória em maio, válido até o fim desta temporada. À disposição para jogar já na 2ª rodada, ele precisou ser paciente.

Viu Leandro Salino jogar, perder posição para Patric e, só na 15ª rodada, ganhou oportunidade. A estreia foi contra o Grêmio, no Barradão. O Vitória perdeu por 3x1 (aquele seria o último jogo do técnico Alexandre Gallo) e ele foi o único atleta a deixar o campo sob aplausos. Desde então, não perdeu mais a posição e só saiu do time nas duas rodadas passadas, contra Atlético-MG e Botafogo, por causa de uma lesão na coxa.

Recuperado, Caíque Sá é um dos reforços para o técnico Vagner Mancini no próximo jogo do Leão, contra o Sport, dia 12, às 17h, no Barradão. Oportunidade de ouro para o Vitória, pior mandante do Brasileirão, mudar esse cenário. “A gente tem que aproveitar essa oportunidade de poder jogar dentro de casa, ainda mais pegando o Sport nessas condições. Temos que aproveitar esse momento deles, que não é nada bom, e aproveitar nosso fator casa, porque a gente também não vem conseguindo vencer no Barradão”, analisa o lateral.

O momento do Sport é ruim. Na zona de rebaixamento, em 17º, o time de Vanderlei Luxemburgo não vence há nove jogos - perdeu seis e empatou três. A última vez que ganhou foi dia 30 de julho, quando fez 3x1 no Bahia, na Fonte Nova.

Em caminho oposto, o Vitória está em ascensão. Após chegar ao quinto triunfo seguido fora de casa, o Leão deixou o Z4 para trás e assumiu a 11ª posição, sua melhor colocação no campeonato até o momento. “Para quem estava em 17º, sair para 11º dá muita confiança. É bom, mas não podemos nos empolgar. Temos que focar no objetivo de chegar aos 45 pontos e, quando chegarmos lá, se ainda tiver mais algum jogo, a gente pensa em algo mais”, diz Caíque.

Vai ajudar Ter Caíque Sá de volta ao time vai ser bom para Mancini. O lateral já enfrentou o Sport duas vezes este ano e sabe os pontos mais fortes do time pernambucano. “Joguei contra o Sport este ano duas vezes, ambas pela Copa do Brasil, quando eu jogava no Joinville. Vi Diego Souza, que é um cara diferenciado, que todos conhecem, mas vive momento difícil, além do André e do volante Rithely. São os que mais me preocupam, mas precisa focar em todos porque, quando você foca demais só em alguns jogadores, dá espaço para que outros façam o gol”, alerta o jogador.  Na ocasião, o Joinville perdeu o jogo de ida por 2x1 e venceu o de volta pelo mesmo placar, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis. Agora, Rithely está suspenso e não enfrentará o Vitória.

Para os mais apegados aos números, uma boa notícia. Com Caíque Sá, o Leão fez 10 jogos: venceu quatro, empatou dois e perdeu quatro (46%). Nos 16 jogos sem ele, o rendimento cai para 37,5%. São cinco triunfos, três empates e oito derrotas.