Calabar terá 100% das ruas iluminadas em LED em projeto piloto

Programa Iluminando Nosso Bairro foi lançado nesta quarta-feira (27)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2019 às 11:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Max Haack/Secom

O Calabar é o primeiro bairro de Salvador a receber o projeto Iluminando Nosso Bairro, que vai beneficiar a comunidade com 100% das ruas iluminadas em LED. A nova tecnologia começou a ser implantada nesta quinta-feira (28), pela pela Diretoria de Iluminação Pública, ligada à Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Ao todo, 92 ruas do Calabar serão beneficiadas com o projeto, orçado em R$ 800 mil. O programa foi lançado pelo prefeito ACM Neto na noite desta quarta-feira (27), na Rua Maria Pinho.  (Foto: Max Haack/Secom) “Poderia começar por qualquer outra localidade, mas escolhi o Calabar para iniciar esse programa que será levado para toda Salvador. Vamos renovar toda a iluminação pública da nossa cidade. Esse é compromisso da prefeitura com a segurança pública”, garantiu ACM Neto.

No Calabar, região administrativa da Barra/Pituba, a iniciativa engloba 634 pontos – sendo 430 luminárias em LED de 50W, 103 de 70W e 101 de 100W. Além da comunidade local, também participaram da entrega o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior, o secretário da Semop, Felipe Lucas, o diretor municipal de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, entre outras autoridades. 

Segundo Júnior Magalhães, a gestão mais uma vez investe em um projeto inovador de iluminação pública. “Essa é a mais nova estratégia adotada pela Prefeitura na missão de promover a modernização da iluminação pública na nossa capital”, afirmou.

Nesta sexta-feira (29), a ordem de serviço será assinada no Subúrbio Ferroviário, na localidade da Nova Constituinte, que possui o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo de Salvador. Na região, 136 ruas receberão lâmpadas em LED. 

Entre os anos de 2013 e 2018, a administração municipal implantou 16.938 novos pontos de iluminação e 60.068 outros foram modernizados – destes, 10.206 foram em LED. Dentre os locais beneficiados com o novo sistema estão vias importantes na cidade, gerando redução de 50% na conta de energia, desonerando os cofres públicos.