Câmara dos EUA abre processo de impeachment contra Trump

Presidente americano teria pedido intervenção da Ucrânia para enfraquecer rival

Publicado em 24 de setembro de 2019 às 18:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP/Arquivo

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou nesta terça-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Ele é acusado de violar a lei ao tentar recrutar ajuda de um governo estrageiro para interferir a seu favor na eleição de 2020.

"Isto é uma quebra da Constituição americana", afirmou Pelosi ao anunciar a abertura do processo. "O presidente precisa ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei", disse Pelosi, em declaração televisionada.

Depois do anúncio, Trump foi ao Twitter dizer que é vítima de uma nova "caça às bruxas" - ele já usava o termo durante a investigação sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016. "Em um dia tão importante nas Nações Unidas, tanto trabalho e tanto sucesso, e os democratas propositalmente tinham de arruinar e degradar com mais notícias do lixo da caça às bruxas. Péssimo para nosso país!", escreveu o presidente.

Trump teria pedido ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que colaborasse com seu advogado pessoal, Rudolph Giuliani, em uma investigação sobre Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente e pré-candidato democrata Joe Biden. Hunter Biden fez parte do conselho de uma empresa de gás da Ucrânia. 

Um agente de segurança do governo americano - é praxe as ligações serem ouvidas por um - revelou a conversas a autoridades, afirmando que Trump disse oito vezes a Zelensky que ele deveria colaborar na investigação. Giuliani admitiu que houve pressão sobre a Ucrânia, mas nada fora da lei. A ligação aconteceu em 25 de julho, quando a Ucrânia esperava aprovação de um pacote de ajuda militar dos EUA de US$ 250 milhões. A verba foi autorizada pelo Congresso no mês seguinte, mas foi congelada posteriormente pela Casa Branca. A oposição diz que ele usou esse valor para pressionar o governo ucraniano.

De acordo com a CNN, Hunter Biden trabalhou na empresa ucraniana Burisma Holdings, que foi investigada no país. A descoberta do esquema de corrupção fez com que um procurador fosse demitido em 2016. Não há nenhuma comprovação de que o filho de Biden tinha envolvimento no caso. Pelosi anunciou hoje abertura do processo de impeachment (Foto: AFP) Telefone polêmico Trump se recusou inicialmente a divulgar o conteúdo da sua conversa com o presidente da Ucrânia. Ele admitiu que falaram sobre Biden, mas não quis dar detalhes. "A conversa que tive foi principalmente congratulatória, principalmente sobre corrupção, toda a corrupção acontecendo e principalmente sobre o fato de que não queremos nosso povo, como o vice-presidente Biden e seu filho, criando a corrupção que já existe na Ucrânia", disse.

A pressão para que a transcrição do diálogo aumentou e ele acabou cedendo. Segundo Trump, o teor da conversa deve ser divulgado de forma "completa" na quarta-feira. "Vocês vão ver que foi uma ligação muito amigável e completamente apropriada. Nenhuma pressão e, diferentemente de Joe Biden e seu filho, sem quiproquó!", escreveu Trump.