Caminhada espacial feminina ocorre nesta sexta na Estação Espacial Internacional

em alta
18.10.2019, 00:26:00
Atualizado: 18.10.2019, 00:27:36
Christina Koch e Jessica Meir (Fotos: Nasa/Divulgação)

Caminhada espacial feminina ocorre nesta sexta na Estação Espacial Internacional

Evento considerado histórico será transmitido pela Nasa ao vivo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


As astronautas norte-americanas Christina Koch e Jessica Meir farão história nesta sexta-feira (18) quando vão conduzir a primeira caminhada espacial formada apenas por mulheres para substituir a fonte de energia na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Cercada de muita expectativa, a dupla deve sair da ISS para consertar a unidade de carga e descarga da bateria com defeito (BCDU) da estação por um período de mais de cinco horas.

Uma caminhada no espaço só com mulheres foi cancelada em março deste ano devido a um problema com roupas para uma mulher, levando à sua substituição por um colega do sexo masculino.

A caminhada espacial será transmitida na íntegra pela Nasa, tanto na TV quanto pela internet.

Koch e Meir estão substituindo as BCDUs -- que regulam a carga das baterias que extraem energia dos coletores solares da estação para fornecer energia à medida que a estação orbita à noite --, uma vez que elas falharam em fornecer maior energia à ISS, embora isso não tenha impactado significativamente a tripulação ou sua missão.

Além disso, Koch também deve completar o voo espacial mais longo de uma mulher enquanto permanece em órbita até fevereiro de 2020. Ela disse que os marcos de gênero como a caminhada espacial são especialmente significativos.

"Muitas pessoas conseguem motivação com histórias inspiradoras de pessoas que se parecem com elas, e acho que esse é um aspecto importante da história", disse ela em entrevista à Nasa, em Houston, recentemente.

"O que estamos fazendo agora mostra todo o trabalho nas décadas anteriores de todas as mulheres que trabalharam para nos levar onde estamos hoje", completou Meir. Com informações de agências internacionais.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-baiana-flores-do-mal-esta-de-volta-30-anos-depois/
Grupo que marcou o cenário do rock baiano nos anos 1980 retorna com seis canções inéditas e formação original
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-bbb-daniel-lenhardt-revela-que-so-fez-sexo-com-4-pessoas-inexperiente/
Ator também falou sobre primeira vez e sobre uma traição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confirmado-policia-anuncia-que-corpo-encontrado-boiando-e-de-naya-rivera/
'Ela reuniu energia suficiente para colocar seu filho no barco, mas não o suficiente para se salvar', disse xerife sobre a morte da atriz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriano-imperador-fura-quarentena-para-curtir-baile-funk-no-rio-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-de-naya-rivera-e-encontrado-exatos-sete-anos-apos-morte-de-cory-monteith/
Fãs relembraram coincidência trágica; série Glee ainda teve morte de terceiro ator
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aves-se-aglomeram-em-tela-de-apartamento-apos-retirada-de-arvores-em-ilheus/
Vídeo de morador flagrou cena; prefeitura diz que outras árvores serão plantadas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tomou-leaozinho-da-parmalat-viraliza-ao-reaparecer-em-rede-social/
William Melasso revelou identidade em vídeo no TikTok; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/simbolo-gigantesco-em-campo-atrai-atencao-de-curiosos-na-franca/
Especulações sobre origem incluem templários e, claro, ETs
Ler Mais