Assine

Campanha de boate em Salvador com 'enfermeira sexy' causa revolta


 

Conselho Regional de Enfermagem vai ao MP-BA contra a publicidade

  • Yasmin Garrido

Publicado em 26/10/2018 às 15:10:00
Atualizado em 19/04/2023 às 01:57:09
. Crédito: .

Campanha causou revolta entre enfermeiros (Foto: Reprodução) A propaganda de um clube masculino que traz uma imagem de uma enfermeira sensual chamando para uma comemoração do Dia do Médico causou polêmica. Nesta sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) realizou, na sede do órgão, nos Barris, uma sessão de desagravo contra a publicidade, que foi veiculada pelo clube masculino Platinum em uma rede social. O Coren-BA também entrou com representação contra a publicidade no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

De acordo com o Coren-BA, em 15 de outubro, a empresa fez um anúncio na internet expondo a imagem de uma mulher vestida de enfermeira e convidando “todos os “doutores” para dar plantão” no clube masculino no dia 18, data comemorativa do Dia do Médico. O anúncio dizia ainda que quem apresentasse o CRM não pagaria entrada.

Em carta de repúdio apresentada nesta sexta, a presidente do Conselho, a enfermeira Maria Inez de Farias, destacou que a propaganda, “carregada de estigmas, ofende a honra das enfermeiras, atingindo toda a categoria profissional, além de ir de encontro ao princípio da dignidade da pessoa humana”.

A enfermeira Andreia Santos de Jesus, que é conselheira do Coren-BA, declarou que a publicidade da Platinum teve dois propósitos: um comercial e outro político. “Houve uma objetificação do corpo da mulher e da enfermeira, levando à manutenção da subalternidade e servilismo, a construção da imagem fetichizada da profissional e a banalização da violência sexual”, criticou.

Andreia aproveitou para ressaltar o desrespeito da publicidade com as conquistas das mulheres ao longo dos últimos anos e chamou de machista e ofensiva o anúncio da Platinum. “Esse modo machista de referência simbólica retira das mulheres as conquistas na área profissional, quando somos retratadas nas propagandas, nos filmes, novelas, peças publicitárias, a mídia em geral, como um objeto de consumo, como uma “coisa”.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) divulgou nota criticando a publicidade. “O Seeb repudia a Platinum Salvador pela propaganda veiculada sobre o dia do médico em que utiliza a imagem de uma enfermeira erotizada para divulgar os serviços oferecidos. A Platinum é conhecida por explorar sexualmente mulheres e atrelar a imagem da enfermeira a isto é mais uma vez se utilizar do machismo e patriarcado para auferir lucros, dado que mais de 80% da força de trabalho da profissão enfermeira é composta por mulheres. A exploração sexual de mulheres é deplorável e o tipo de propaganda feita pela Platinum estimula a violência sexual contra todas as mulheres, mas especificamente contra as enfermeiras. Não à exploração sexual de mulheres. Não ao machismo e ao patriarcado”.

Representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) também estiveram presentes à sessão e se solidarizam aos enfermeiros, afirmando que o anúncio também ofende a classe médica, passando uma imagem generalizada dos profissionais.

Denúncia O conselho também já entrou com representação junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), descrevendo a situação e se posicionando contra a publicidade veiculada pela Platinum.

Segundo o advogado criminalista Salvador Neves Filho, neste caso a intenção da categoria é que a demanda vá para a Justiça, a partir da denúncia feita ao MP-BA. Com isso, “a empresa vai ter a chance de exercer o direito de resposta, apesar de eu achar que não existe justificativa para uma atitude como a da publicidade”.

O CORREIO tentou contato por telefone com a Platinum, mas, até o fechamento da reportagem, não obteve retorno do responsável pela empresa.

*Com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro