Assine

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira


 

Vacina estará disponível em todos os 126 postos da rede básica do município

  • Da Redação

Publicado em 23/04/2018 às 05:32:57
Atualizado em 18/04/2023 às 08:08:03
. Crédito: Arquivo CORREIO

Começa nesta segunda-feira (23) em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Só em Salvador, a meta é imunizar pelo menos 90% das mais de 690 mil pessoas do público-alvo até o dia 1º de junho.

A vacina estará disponível em todos os 126 postos da rede básica do município, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar os grupos prioritários.

Clique na imagem e confira a lista de postos de saúde onde a vacina está disponível: Este ano, os grupos são formados por idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores, portadores de doenças crônicas e a população carcerária que reside na capital baiana.

A imunização será distribuída gratuitamente para essas pessoas. Quem não se encaixar nesses critérios e tiver interesse deve procurar a rede privada. Na última semana, o CORREIO mostrou que o aumento do número de casos - principalmente da gripe provocada pelo vírus H1N1 - levou a uma corrida aos centros privados de vacinação. Em algumas clínicas particulares de Salvador, a demanda chegou a dobrar - cada dose da vacina custa, em média, entre R$ 100 e R$ 130. O valor pode ser parcelado, e apenas crianças menores de 9 anos que nunca receberam essa vacina precisam de dose dupla. Para os demais pacientes, a dose única é suficiente.

Em 2018, até o dia 14 de abril, pelo menos 12 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença na Bahia - dessas, oito moravam em Salvador.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. A pasta informou que adquiriu 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas. O imunobiológico é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.