Assine

Campanha estimula adoção de cachorros e gatos vira-latas em Salvador


 

Só em 2018, de janeiro a abril, foram 109 animais abandonados na porta do abrigo São Francisco de Assis

  • Da Redação

Publicado em 06/06/2018 às 10:34:00
Atualizado em 18/04/2023 às 12:10:11
. Crédito: Foto: Divulgação

O Abrigo São Francisco de Assis, administrado pela Associação Brasileira Protetora dos Animais – BA, lançou no mês de maio uma campanha para estimular a adoção de cães e gatos sem raça definida, também conhecidos como vira-latas.

O local abriga hoje mais de 300 animais, sendo que mais da metade é de adultos. “Nós realizamos semanalmente feiras de adoção, mas infelizmente os animais adultos acabam voltando para o abrigo. São centenas de cães e gatos que talvez nunca saibam o que é ter uma família de verdade”, conta a presidente voluntária da ABPA, Urânia Almeida.

O Abrigo São Francisco de Assis é mantido exclusivamente através de doações e do trabalho de voluntários. “Nós trabalhamos incansavelmente para buscar um lar cercado de amor e atenção para esses animais, mas nem sempre conseguimos. O número de abandonos ainda é maior que o número de adoções”, afirma Urânia.

Só em 2018, de janeiro a abril, foram 109 animais abandonados na porta do abrigo, que não pode ter o endereço divulgado para evitar que novos cães e gatos sejam deixados no local.   Jornalista Gabriela Braga idealizou a campanha Foto: Divulgação A ideia de promover uma campanha que estimulasse a adoção dos vira-latas partiu da jornalista Gabriela Braga. “Há um ano eu resolvi criar um site com notícias de saúde e bem-estar animal, e nesse período conheci de perto a realidade do Abrigo São Francisco de Assis. São muitos animais que precisam de uma família e que vão dar o mesmo amor de um cão ou gato de raça. Não existe diferença”, diz a editora do Portal Eu Amo Bicho.

Foi aí que a jornalista teve a ideia de criar um vídeo para as redes sociais e para isso contou com o apoio de muitos amigos. “Primeiro eu falei com Elano Passos, artista plástico, que faz desenhos belíssimos em Nanquim. Ele falou com o amigo publicitário e roteirista, Ruy Barreto, que criou a história. Marcela Amorim, diretora de vídeo, se disponibilizou para gravar, e Jorge Almada garantiu a edição. Foi uma verdadeira corrente do bem em favor de uma causa muito nobre”, relata.

A campanha utiliza as hashtags #amornaotemraca e #viralataviraamor para estimular a adoção de cães e gatos sem raça definida.

As pessoas que se sensibilizarem com a causa ou que amam bicho, mas ainda não estão prontas para adotar um animal, podem ajudar o Abrigo São Francisco de Assis de várias formas.

Com o apoio de parceiros, foram produzidos camisas, azulejos decorativos e canecas com o mote da campanha e todo valor arrecadado com sua venda será revertido para o Abrigo. Os pedidos podem ser feitos através do site www.euamobicho.com ou através das redes sociais do portal.

Além disso, a ABPA-BA também promove uma série de programas para aqueles que ainda não podem ter um bichinho em casa.

Amigo Nota Dez: quando a pessoa se compromete a doar mensalmente uma quantia para manutenção do Abrigo São Francisco de Assis.

Mais Ração: que busca captar amigos que doem um saco de ração premium ou superpremium de 20 Kg todo mês.

DindoDinda: que tem a finalidade de encontrar pessoas que desejam apadrinhar um gatinho ou cachorrinho do Abrigo, doando mensalmente um valor que será destinado ao tratamento do peludo.