Campeã do mundo! França bate a Croácia e conquista o bi mundial

esportes
15.07.2018, 13:53:00
Atualizado: 16.07.2018, 09:11:02

Campeã do mundo! França bate a Croácia e conquista o bi mundial

Franceses venceram por 4x2, ficaram com a taça e entraram para a história

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O mundo está tingido de vermelho, azul e branco. Neste domingo (15), a França venceu a Croácia, por 4x2, e se tornou bicampeã do mundo. Em final inédita, os franceses levaram a melhor no estádio de Lujniki, em Moscou, e colocaram a medalha dourada no peito pela segunda vez na história.

O primeiro título foi conquistado há 20 anos, na Copa de 1998, quando o país era anfitrião e venceu o Brasil na final, por 3x0. Agora, os azuis se igualam a Uruguai e Argentina, ambos também bicampeões.

(AFP)
(AFP)
(AFP)

Metade dos gols franceses da partida foram marcados no primeiro tempo. A França chegou à frente do marcador aos 17 minutos. Griezmann cavou uma falta e, na cobrança, mandou em direção ao gol. Mandzukic subiu para tirar a bola e, em lance infeliz, desviou para o fundo do gol e fez contra. Foi o primeiro gol contra da história das finais da Copa do Mundo.

O empate croata veio 10 minutos depois, com Perisic. Vida pegou a bola e escorou para o atacante da Inter de Milão, que deixou Kanté de lado e mandou uma bomba de pé esquerdo. A bola ainda desviou levemente em Varane e morreu no fundo do gol.

Antes do apito final, a França ficou novamente à frente. Aos 35, Griezmann cobrou escanteio no primeiro poste. Matuidi tentou o desvio para o gol e Perisic tocou com a mão na bola. O árbitro consultou o VAR e marcou o pênalti. Na cobrança, Griezmann bateu bem e fez 2x1.

Durante o segundo tempo, quatro torcedores invadiram o campo e foram contidos rapidamente, sem comprometimento do espetáculo. Sem se abalar com o episódio, a França ainda conseguiu fazer o terceiro. Seguros em campo, os Bleus ampliaram aos 13 minutos. Pogba deu um belo lançamento para Mbappé, que cruzou na linha de fundo. Griezmann recebeu e tocou novamente para Pogba, que bateu de pé direito em cima da zaga, pegou o rebote e, agora de canhota, deixou sua marca e praticamente sacramentou o título francês.

O quarto e último gol dos Bleus foi feito por Mbappé. O jogador aproveitou jogada de Hernández, que passou por Mandzukic e tocou no meio e, da entrada da área, bateu firme. Aos 19 anos, ele se junta a Pelé como os únicos que fizeram gol numa decisão de Mundial com menos de 20 anos - o brasileiro tinha 17.

A Croácia ainda diminuiu com 23 minutos, com Mandzukic. Após bola recuada de Kanté, o goleiro Lloris fez graça, tentou driblar o jogador croata e levou a pior, mas era tarde demais para uma reação.

Com o resultado, a França dá adeus à Rússia com uma campanha invejável. Invictos no Mundial, os azuis entraram em campo sete vezes e venceram seis duelos. Pela primeira fase, os franceses passaram por Austrália e Peru sem dificuldade, e empataram apenas um jogo, contra a Dinamarca, quando já estavam classificados para a fase seguinte. Depois, a seleção despachou a Argentina nas oitavas de final, o Uruguai nas quartas, a Bélgica na semifinal e, por fim, a Croácia no duelo final. Foram 14 gols feitos e apenas seis sofridos.

Já os croatas, que também estavam invictos, perderam seu único jogo na Copa justamente na final. Na fase de grupos, a Croácia venceu Nigéria, Argentina e Islândia. Depois, empatou com Dinamarca nas oitavas e Rússia nas quartas, avançando nas duas oportunidades nos pênaltis. Na semifinal, venceu e eliminou a Inglaterra na prorrogação. Ao todo, foram 14 gols feitos e nove sofridos. Essa foi a melhor posição do país, que chegou à sua primeira decisão em um Mundial. 

Marcados na história
O duelo, além de definir o campeão do mundo, manteve um tabu histórico. A Croácia nunca venceu a França, em nenhuma competição. As duas seleções já se enfrentaram seis vezes, agora com quatro triunfos franceses e dois empates. Desses confrontos, apenas dois foram válidos por mundiais - e em ambos os franceses levaram o troféu. Além da final da edição da Rússia, franceses e croatas já haviam se encontrado na semifinal da Copa de 1998, quando o time anfitrião venceu por 2x1 e avançou à final daquele Mundial.

Essa foi a terceira final de Copa do Mundo da França. Além dos títulos de 1998 e 2018, a seleção também disputou o jogo decisivo de 2006. Na época, empatou em 1x1 com a Itália e perdeu nos pênaltis, por 5x3, em jogo que ficou marcado por uma cabeçada de Zidane em Materazzi.

Outro que gravou seu nome da história do futebol foi o técnico Didier Deschamps. Capitão da França na final de 1998, ele se junta a Zagallo e a Beckenbauer como os únicos do mundo a conquistarem títulos da Copa do Mundo como jogadores e como treinadores.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais