Assine

Campeão como técnico e jogador, Deschamps entra para a história


 

Treinador francês se iguala a Beckenbauer e Zagallo

  • Fernanda Varela

Salvador
Publicado em 15/07/2018 às 14:20:00
Atualizado em 18/04/2023 às 16:01:05
. Crédito: Odd ANDERSEN/AFP

Essa é a segunda vez que a França ergue uma taça da Copa do Mundo. Nas duas oportunidades, em 1998 e 2018, Didier Deschamps esteve presente. No primeiro título, quando a seleção era anfitriã do Mundial, ele era capitão da seleção francesa na final. No bi, 20 anos depois, consagra-se campeão como técnico. 

Deschamps entrou para a história do futebol. Com o título conquistado diante da Croácia, o treinador se junta ao brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo e ao alemão Franz Beckenbauer. Os três são os únicos personagens do mundo a erguerem troféus como atletas e técnicos.

Emocionado, o treinador foi carregado pelos atletas após o triunfo e, antes de recebr a premiação, cumprimentou todo o elenco croata. Ainda eufórico, ele falou sobre sua conquista histórica. "Sim, são os melhores técnicos! Eu não estou pensando em mim, na verdade, mas, evidentemente, sinto orgulho disso, é preciso ganhar títulos. Me fez tão mal perder o título europeu dois anos atrás, mas serviu para nos dar mais força. Desmistificamos um pouco essa história de jogos da final, o jogo pertence aos jogadores, eles é que ganharam a partida e são campeões do mundo. Somos cerca de 20 pessoas na comissão técnica. É o resultado de muito trabalho", disse o treinador.

Deschamps também fez elogios à equipe e destacou o orgulho que sente de pertencer ao seu país. "É tão bonito, tão maravilhoso. Mesmo que já tenha havido outros campeonatos antes, é preciso lembrar que é um feito hoje. Não jogamos um jogo fantástico, mas enfrentamos uma equipe de qualidade. Estou muito feliz por esse grupo, pois temos uma longa jornada, não foi algo simples. Isso é resultado de muito trabalho, passamos por alguns momentos difíceis, mas agora eles estão no topo do mundo por quatro anos. Ei, França. Nós amamos vocês e temos orgulho de sermos franceses. Talvez nos vejamos amanhã", finalizou.

O ex-volante de junta a Zagallo, que foi bicampeão mundial como jogador da Seleção Brasileira, em 1958 e 1962. Na Copa de 70, comandou a equipe que conquistou o tri, no México. Em 1994, Zagallo ainda fez parte da campanha do tetra, como auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira.

Já Beckenbauer foi o capitão da Alemanha na conquista do título de 1974 - ele foi o primeiro jogador a erguer uma taça Fifa – a taça anterior, batizada de Jules Rimet, ficou em posse definitiva do Brasil após a conquista do terceiro Mundial. Como treinador, o alemão conquistou a Copa de 1990, disputada na Itália.