Assine

Campeonato Baiano 2019 é lançado com árbitro de vídeo nas finais


 

São 10 times brigando pelo título; campeão será conhecido no dia 21 de abril

  • Vitor Villar

Publicado em 09/01/2019 às 22:49:31
Atualizado em 05/05/2023 às 17:52:08
. Crédito: Divulgação

O torneio dos 15 milhões de baianos está para começar. Será no sábado (19) com Bahia de Feira x Jacuipense, em Feira de Santana. A partir daí, serão mais 50 jogos até conhecermos o novo campeão baiano.

A edição 2019 do Baianão foi lançada na noite desta quarta-feira (9), em evento no auditório da Rede Bahia com presença dos presidentes dos dez clubes participantes, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e diretores da TV Bahia.

O próximo Campeonato Baiano traz uma importante novidade: a possibilidade de implementação do VAR (ou assistente de vídeo) nos dois jogos das finais do estadual.

“Faz com que essa tecnologia possa ganhar mais estrutura no nosso país e com isso diminuam-se os custos para que, no futuro, seja utilizada em mais partidas”, disse Ednaldo Rodrigues, atual presidente da FBF.

De acordo com Ricardo Lima, futuro presidente da FBF, que assume o cargo no próximo dia 16, falta apenas a homologação da CBF, controladora da tecnologia, para que o VAR seja aplicado nas finais do próximo Baianão.

“Vai depender dos estádios das finais. Os da capital a gente sabe que têm condições de receber o VAR, mas indo para o interior será preciso a homologação. No dia seguinte à definição das finais, vem a equipe da CBF para fazer isso”, disse Ricardo Lima.

Serão nove rodadas na primeira fase, com todos contra todos. O Ba-Vi já está marcado: será no dia 10 de fevereiro, na Arena Fonte Nova. Os quatro primeiros avançam para as semifinais. As finais acontecerão nos dias 14 e 21 de abril.

>> Confira a tabela completa do Campeonato Baiano 2019

Transmissão A transmissão pela TV Bahia também traz novidades. A começar pela criação de uma Central do Apito, com o novo comentarista de arbitragem da Rede Bahia, o ex-árbitro Jailson Macêdo Freitas.

Serão 14 partidas transmitidas, a primeira delas no domingo, dia 20, entre Fluminense de Feira e Bahia, direto de Feira de Santana.

“Uma das novidades é a interiorização do Globo Esporte, que terá sua edição de sábado apresentada da cidade que vai receber o jogo do domingo. No dia 19, por exemplo, o programa vai ser apresentado de Feira de Santana”, disse Jorge Allan, coordenador de Esporte da TV Bahia.

Diretor de televisão da Rede Bahia, João Gomes comentou a expectativa para o estadual: “Que tenhamos um campeonato limpo, bem jogado, que possamos assistir bons momentos e bons jogos, que conheçamos os novos talentos do futebol baiano, pois nosso estado tem tradição em revelar grandes jogadores para o Brasil”.