Assine

Campus Party começa nesta quinta; veja o que vai rolar no evento


 

Pela segunda vez na Bahia, 'campuseiros' se reúnem até domingo, na Arena Fonte Nova

  • Da Redação

Publicado em 17/05/2018 às 06:00:00
Atualizado em 18/04/2023 às 10:19:04

Empreendedores, cientistas e apaixonados por jogos e inovações estarão reunidos para trocar experiências tecnológicas nas áreas de educação, economia, trabalho e cultura digital desta quinta-feira (17) até o próximo domingo (20). O palco dessa troca será o Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, que acontece pelo segundo ano na capital baiana, na Arena Fonte Nova.

A expectativa é que cerca de 90 mil pessoas participem de atividades na área aberta do evento e 5 mil barracas abriguem “campuseiros” de todas as regiões do Brasil. A programação inclui palestras, presença de startups, atividades com drones e simuladores, hackathons (maratona de hackers), além de espaço para crianças. 

Ao todo, o evento terá 300 horas de atrações. Como na primeira edição, realizada em 2017, a Campus Party vai disponibilizar uma área com acesso gratuito, a Open Campus. O acesso ao espaço ocorrerá das 10h ‪às 20h‬, até o sábado‬, e das 10h ‪às 15h‬, no domingo. Palestras, atividades com drones e simuladores estão entre as atrações oferecidas. Um espaço para as crianças, o Campus Kids, também foi criado.

A Open Campus ainda vai abrigar startups – empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento. A categoria ‘Early Stage’ será destinada a projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento. Na ‘Growth Stage’ estarão startups avançadas, com produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuam faturamento, além de um grupo de makers, que são capazes de criar, construir, modificar ou fabricar objetos e projetos.

O espaço ‘Educação do Futuro’ receberá educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores e alunos interessados na implementação de ambientes educacionais mais mão-na-massa. O espaço é uma parceria do Lifelong Kindergarten Group e do MIT Media Lab. A área ‘Fazedores’ tem o intuito de promover a cultura maker no Brasil. Tradicional no evento, o espaço incluirá oficinas makers com equipamentos eletrônicos, interação com ferramentas e plataformas de prototipação, workshops sobre cultura maker e área para livre prototipação.

Estudantes universitários, alunos de cursos técnicos do ensino médio e recém-formados até dois anos também terão um espaço para mostrar talento e criatividade, o Campus Future. A programação completa pode ser conferida na página do evento:

Campus Party Bahia terá dois hackathons

Os desafios hackathons estão de volta, na segunda edição da Campus Party Bahia. Desta vez, os temas escolhidos para os desafios serão: Turismo na Baía de Todos-os-Santos e Rede de Serviços Culturais. Eles serão novamente divididos em dois para que os campuseiros busquem soluções ligadas à otimização do turismo e contratação de serviços culturais.

O primeiro tema tem como enfoque o desenvolvimento de uma solução para englobar informações e contatos, com o objetivo de otimizar a economia em torno do turismo de produtos e serviços associados à Baía de Todos-os-Santos. Já no segundo, o enfoque é uma plataforma que possa identificar e contratar prestadores de serviços ao setor cultural na Bahia.

O hackathon é uma competição a nível tecnológico no formato de maratona de programação. Os participantes se reúnem em grupos para resolver um problema de uma forma tecnológica em um prazo de, geralmente, 30 a 48 horas. A maratona apresenta uma problemática sobre determinado tema, no qual os participantes devem, através de uso de códigos, elaborar uma solução tecnológica inovadora.

Se programe para as palestras:Quer saber como funcionam os Games? (17/05 – 16h) - Jaime Azevedo (CJCC Salvador)Você conhece os Centros Juvenis de Ciência e Cultura? (18/05 – 13h) - Iuri Rubim (Coordenador CJCC) (Sugestão de cobertura)  Workshop Comic glasses (18/05 – 15h)  Produção Sonora (18/05 – 18h) - Alexandre Rebouças (CJCC Salvador)Workshop Scratch (19/05 – 13h) - Arlindo Matheus (CJCC Barreiras)  Workshop Painel Interativo (19/05 – 15h) - Elton Barreto (CJCC Salvador)Case Mod/computador tela invisível e pepakura (19/05 – 10h30) - Cleber Franco e Angelita Souza (CJCC Senhor do Bonfim)Camisas High tech (19/05 – 12h) - Edjanne Amaral e Janair Borges (CJCC Senhor do Bonfim)