Canais do YouTube para aprender com truques, gambiarras e tutoriais

entretenimento
23.01.2018, 06:30:00
Atualizado: 23.01.2018, 10:35:40
Repórter Vanessa Brunt garimpou canais variados para você dar seus jeitinhos (Foto: Reproduções)

Canais do YouTube para aprender com truques, gambiarras e tutoriais

Faça você mesmo(a)! Confira canais confiáveis que ensinam manhas para não doer no bolso: desde decoração até tecnologia

Em 14 de fevereiro de 2005, o universo da internet ganhou uma plataforma que compila vídeos de fácil acesso e com maleáveis publicações. Naquela época, poucos poderiam imaginar a força que o YouTube teria hoje. Mais do que casa de novas profissões e meio para entretenimento, ele virou professor: escola para autonomia. 

Com possibilidades para todos os gostos, o site reúne canais que ensinam de tudo: desde gambiarras tecnológicas para salvar quem quer poupar grana até tutoriais decorativos para quem quer mais liberdade criativa. A sigla DIY (Do It Yourself: Faça Você Mesmo, em tradução livre), virou termo simples na ponta da língua dos internautas, que caçam os vídeos para dar seus jeitinhos.

Profissionais
Rafael Dias, de 29 anos, DJ e produtor musical do coletivo Àttøøxxá, contou para o CORREIO que aprendeu a gravar e editar os vídeos da banda através de tutoriais. “Tudo está mudando, inclusive a facilidade para outras pessoas que não tinham acesso ao estudo. Nós, por exemplo, não tínhamos quem fizesse vídeo pra gente, então a gente pesquisou, investiu em uma câmera, a mais barata. Foi só colocar no YouTube, ‘e aí, como é a parada?' pra ver como edita. Foi assim que começamos a divulgar”, declarou o artista.

A cake designer Rita Brandão, 42, conhecida por desenhar e fazer bolos e doces para famosos baianos [como o cantor Márcio Victor], também incrementou aprendizados graças à plataforma. “É um meio importante para que eu acrescente a minha criatividade e conhecimento”, contou a boleira, que recomendou o canal da cake designer Ana Salinas, um dos seus favoritos. Rita, porém, deixa um alerta: “Os cursos não perdem sua importância, é diferente você estar cara a cara com um profissional tirando dúvidas e tendo feedbacks, mas é fato que isso decaiu muito com o crescimento do YouTube: de graça e de casa, você se vira”.

Josi Lima, 27, dona do Salão Missnail, localizado na Pituba, conta que a queda de público para os salões tem sido constante em algumas áreas; e ela acredita que o YouTube tem sido o grande causador. “Maquiagem e penteado em salão? São raros os clientes que buscam isso hoje. A minha clientela vem mais para fazer coisas que mexem com química e que podem dar um certo receio de fazer em casa. O que era costumeiro antes, como pintar as unhas nos salões, hoje virou mais um tema fácil de achar em tutoriais para fazer sozinha(o)”, conta a empresária, que ainda afirmou que os funcionários do local têm investido menos em cursos e mais em vídeos: “Eles assistem, testam como fazer e trazem ideias”.

As dicas
Para ajudar você a encontrar maneiras mais simples e confiáveis de aprender coisas novas, listamos canais da plataforma com diferentes objetivos: desde para aprender a tocar instrumentos e para pegar truques que salvam celulares em momentos de aperto até para lidar com móveis quebrados, roupas que parecem não ter salvação e muito mais. Confira [sem ordem de preferências]:

Confira também outra lista da repórter Vanessa Brunt: Os 10 melhores canais de YouTube (não óbvios) de 2017

A Dica do Dia


 


Flávia Ferrari traz truques rápidos e práticos sobre limpeza, organização, decoração, beleza e viagem. Com vídeos novos em todas as terças e quintas, às 10h, a youtuber ensina a fazer objetos, consertar o que parece não ter mais jeito e traz, até, dicas de como criar receitas e outros produtos: como um repelente.

Semelhantes: Confira também o canal Organize Sem Frescuras e Paula Stephânia [que tem um canal focado em DIY].

Leandro Fellipe





Sabe aquele papelão que você joga no lixo depois que acaba o papel higiênico? Sabe aquele cabo partido que você descarta por não funcionar mais? O youtuber Leandro traz dicas de gambiarras que podem começar com o reaproveitamento de muitos desses ‘trecos’. Desde um carregador portátil basicamente gratuito até um bebedouro para gatos, tudo fica listado em vídeos que tem em torno de 6 minutos, com muitos conselhos.

Semelhante: Para mais gambiarras, acompanhe também o canal Manual do Mundo.

Comer, Rezar e Amar





O casal Rafa e Paola, como gostam de ser chamados, trazem no canal mais de 100 receitas saudáveis, dicas de treino, alimentação, dieta e dicas com profissionais da área da saúde. O foco do canal fica para as receitinhas saudáveis, que vão desde de doces até salgados. E, juro, dá água na boca, com dieta ou sem!

Semelhante: Sem inclusão específica no ‘mundo fitness’, o canal Ana Maria Brogui é outra dica para quem quer desvendar a cozinha.

NAMU





O projeto agrega vídeos reflexivos e instrutivos sobre variadas temáticas. São aulas, bate-papos e dicas sobre yoga, meditação, alimentação, sustentabilidade,  cuidados pessoais e muito mais.

Semelhante: Quer malhar em casa e sem aparelhos? O canal Exercício em Casa também pode ajudar. Lembre-se que iniciar com um profissional por perto é fundamental.

Cifra Club





O Cifra Club é o maior site de cifras e tablaturas do país e tem o seu canal no YouTube emitindo aulas de canto, violão, guitarra, contrabaixo, bateria e teoria musical. Existem os vídeos que ensinam do zero (chamados de "aula completa"), para quem realmente nunca teve uma experiência com o instrumento ou instruções vocais. E, ainda tem aqueles mais simplificados, para quem só quer saber quais as notas corretas de uma música, mas já sabe tocar o instrumento desejado.

Tecnologia:

Os canais abaixo trazem dicas de ouro para salvar ou manipular celulares, computadores e outros aparelhos. São truques, por exemplo, para melhorar a qualidade de internet e a memória dos aparatos tecnológicos. A lista reúne, ainda, respectivamente, uma indicação focada para leigos ou profissionais do universo da fotografia e, um outro canal, com aulas sobre edições de vídeos. Confira:

Tudo de Tecnologia



Welington Tutoriais



BPV



Zona da Fotografia



Brainstorm Tutoriais



Estilo e Beleza [lista para todos os gêneros]:

Camila Nunes





Camila Nunes é formada em Maquiagem e Estética e criou o canal em 2012 para ajudar mulheres de pele negra a se automaquiarem. Com dicas e truques para inspirar, a youtuber ainda reúne temáticas como looks, cabelo e decoração.

É Bapho!





Um canal baiano para ficar de olho! Sika Caicó e Inês Martins seguem a linha do DIY para apresentar dicas de estilo. As meninas estão só começando, mas trazem uma presença de vídeo bacana e aquela clara vontade de testar e compartilhar as criatividades: que podem salvar alguém no dia a dia.

Camila Coelho





Camila traz tutoriais de maquiagem para diversos momentos do dia. Com dicas que podem servir como inspirações e alertas, a youtuber tem quadros curiosos, como o que apresenta maquiagens baseadas em famosos: sejam personagens de novelas ou de filmes ou pessoas 'da vida real'.

Luxy Hair





Tudo bem, eu sei: está em inglês. Mas, se você não sabe a língua, não foge! O canal Luxy Hair pode ajudar em inspirações e explicações mesmo que você não compreenda as falas. Com diversos tutoriais de penteados, dá para captar o passo a passo com as imagens, que são bem detalhadas, mesmo que nos vídeos mais curtos.

Alex Cursino





Canal de estilo masculino que traz dicas de roupas, cortes masculinos, DIY e tutoriais diversos focados nos homens. Os vídeos, que abordam, por exemplo, truques para cabelos, ficam sob o comando do blogueiro de moda masculina Alex Cursino, do site Moda Sem Censura.

Macho Moda





Coloral é o fundador do Macho Moda e traz dicas de roupa, produtos, serviços e cortes de cabelo masculinos. No canal, ele reúne inspirações para dar 'aquele jeitinho' nas peças que não parecem mais servir, além de outras dicas que podem servir como temáticas para um bom DIY.

Juan Alves





Direto do Homens que se Cuidam, Juan traz dicas para a pele do rosto e do corpo, além de outros tipos de tratamentos e cuidados para o público. É possível acompanhar vídeos nos quais o youtuber dá dicas sobre depilação com base nas próprias experiências. Juan ainda traz alertas sobre estilos de barba, por exemplo, para que o seguidor possa analisar se está utilizando a melhor opção. 

Dica extra: O canal da Carina Fragozo traz diversas dicas de pronúncias e outros quesitos para quem quer melhorar o inglês. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais