Canoagem terá três centros de treinamento no Sul do estado; veja imagens

Canoagem
07.06.2017, 04:02:00
Atualizado: 07.06.2017, 10:03:01

Canoagem terá três centros de treinamento no Sul do estado; veja imagens

Ubaitaba, Ubatã e Itacaré terão núcleos de iniciação esportiva para poder formar novos 'Isaquias'

No embalo do ótimo desempenho dos canoístas baianos desde os Jogos Olímpicos do Rio-2016, o governo do estado lança nesta quarta-feira (7), em solenidade no CAB, os editais de elaboração de projetos executivos para a construção de três centros de canoagem nos municípios de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, no Sul. Serão investidos R$ 3,2 milhões. O prazo previsto para conclusão das obras não foi divulgado.

A perspectiva a médio prazo é possibilitar o surgimento de outros atletas de ponta como Isaquias Queiroz, que no ano passado se tornou o único brasileiro a ganhar três medalhas em uma Olimpíada; Erlon Souza, prata no Rio-2016; e Andrea Oliveira, ouro na etapa da Copa do Mundo disputada na Hungria, semana passada; entre outros, como Valdenice Conceição e Maico Ferreira, também da seleção brasileira. Por isso, os centros terão como foco a iniciação esportiva, e não o alto rendimento.

Através do Projeto Remando no Rio de Contas, jovens de 8 a 18 anos receberão aulas gratuitas de segunda a sexta-feira, durante 12 meses.

Serão 50 vagas em Ubaitaba, 50 em Ubatã e 50 em Itacaré, com prioridade para alunos de escola pública e baixa renda. “É um programa de iniciação esportiva que já existe em outras modalidades e nós vamos ter na canoagem. É um convênio assinado com a Associação Cacaueira de Canoagem e vai atender as crianças nesses núcleos de canoagem, um em Ubaitaba, um em Ubatã e um em Itacaré”, explica Elias Dourado, superintendente da Sudesb, autarquia ligada à Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Os barcos, 52 ao todo, foram doados pela Confederação Brasileira de Canoagem e já estão em Salvador. Treze ficarão na capital, onde também há planos de instalar um núcleo de iniciação, no Parque de Pituaçu - ainda sem data definida. Os municípios de Ubaitaba, Ubatã e Itacaré receberão 13 barcos cada.

Além do equipamento, os núcleos de iniciação esportiva terão cinco professores e 12 estagiários de educação física ao todo. “O governo está fazendo o correto, que é investir na base. A grana da confederação, que o BNDES investe, é voltada para o alto rendimento. Esperamos futuros campeões olímpicos saindo da Bahia e está investindo no lugar certo”, pontua o presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Figueroa Conceição. 

Falando em campeão, Isaquias Queiroz chegou na terça a Salvador. Ele é um dos 43 atletas baianos esperados na cerimônia no CAB. Onze deles, todos de Ubaitaba e Itacaré, têm vaga garantida no Mundial de canoagem maratona, que será realizado na África do Sul, em setembro.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-cai-de-passarela-e-e-salvo-por-onibus-em-lauro-de-freitas-assista/
Vítima ficou com ferimento no maxilar e foi resgatado com ajuda de populares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oxumare-faz-ato-ecumenico-em-defesa-das-florestas-e-da-tolerancia-religiosa/
Celebração contou com a participação de representantes de cinco religiões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogar-carro-contra-caminhao-pai-manda-filho-gravar-video-adeus-mae/
Garoto e o pai, que não aceitava fim de casamento, morreram na batida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/