Assine

Cãogaceiro Lampião estreia sua coluna invadindo espaço Petfriendly


 

  • Da Redação

Publicado em 04/08/2018 às 05:05:00
Atualizado em 18/04/2023 às 17:45:09
. Crédito: .

Lampião (à esquerda) e Maria Bunita. Dupla de cãogaceiros promete mapear os locais Petfriendly (Foto: Renato Santana Santos) Muito prazer, me chamo Lampião, o cãogaceiro. Sou um vira-lata cabra da peste tirado a Golden Retriever. Sim, eu busco a bolinha igual qualquer Retriever, mas sou vira-lata puro! Esse negócio de Sem Raça Definida (SRD) é frescura. Aliás, vou logo avisando: o máximo de trocadilho canino que usarei neste espaço é “cãogaceiro”. Não sou muito de usar "aumigos", “aubrigado” ou “lambeijos”. Mas, respeito quem o faz. 

De vez em quando eu sou mal-humorado. Muitas vezes irreverente e irônico. Pura manha para receber carinho. A verdade é que eu sou um cabra carente. Mas, o que eu sou mesmo é desbravador. Gosto de conhecer novos territórios. E é isso que interessa aqui.

Nesta coluna, eu e o pitéu da Maria Bunita vamos fazer um mapeamento dos locais Petfriendly de Salvador, da Bahia e do Brasil. Já fazemos isso no perfil @lugarbompracachorro no Instagram. Segue a gente lá! Aliás, Petfriendly foi o abestalhado do meu pai que mandou eu escrever. Tô falando é de lugar que aceita cachorro mêrmo. Lugar Bom Pra Cachorro, tá ligado?

Isso inclui os melhores destinos e as praias mais animais desse Brasil de nosso Padim Cícero!

Sim, porque a gente tá invadindo tudo quanto é lugar. Os cachorros estão entrando nos espaços que antes eram exclusivamente humanos.Tem algumas pousadas, shoppings, lojas e até restaurantes que eu chego igual na época do cangaço. Nem bato da porta e já vou entrando. Isso em Salvador, visse?

É uma tendência mundial. Uma nova era, como bem diz o treinador de cães Rafael Ramos, da Cão de Ouro, um dos maiores especialistas em comportamento animal desta terra. "Foi-se o tempo em que você saía para um restaurante ou para ir ao shopping e tinha que deixar seu cachorro em casa. Os espaços e as pessoas estão cada vez mais se adequando à presença dos cães", disse Rafael. 

Eu mesmo entrevistei ele no Shopping Barra, o primeiro shopping Petfriendly da capital baiana. Na entrevista, falamos sobre boas maneiras. De que forma o cão e seu dono devem se comportar em ambientes como estes? Eu mesmo preciso melhorar muito. Fiquei quietinho durante toda a gravação do vídeo (assista abaixo), mas se aparecer outro macho posso me tornar reativo. 

No Barra, existem regras básicas: Podem circular cães de pequeno e médio porte (até 40 centímetros de altura) - mas devem utilizar coleiras. Não é permitida a entrada deles no Barra Gourmet, na Praça de Alimentação, nos elevadores e escadas rolantes, a não ser que vá no colo do tutor. Cães guias têm acesso livre em todos os espaços.  

Antes de cair fora, queria só dar uma mijadinha no poste e demarcar meu território. No passado, eu era porra lôca! Fui resgatado da rua com mais ou menos um ano. Já mordi alguns (cachorros e pessoas). Mas, hoje, estou bem mais para Virgulino paz e amor. O que me deixa virado no estopô é maltrato de animais. Também defendo com unhas e dentes (se necessário, os caninos) a adoção dos parças abandonados. Sou contra a compra, a venda e a reprodução irresponsável de filhotes. Então, aí vai meu primeiro manifesto nessa budega aqui: Não compre, adote!

Serviço:

Funcionamento Shopping Barra:

- Aberto de segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 13h às 21h

Regras Petfriendly:

- Cães de pequeno e médio porte até 40 centímetros de altura 

- Coleiras obrigatórias.

- Proibida a entrada no Barra Gourmet, Praça de Alimentação, elevadores e escadas rolantes (a não ser que vá no colo do tutor).

- Cães guias têm acesso livre