Carletto e PR podem ficar com vagas de suplentes ao Senado na chapa de Rui

por Luan Santos

Publicado em 19 de abril de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Com o martelo batido em torno da presença do PSD na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT), as duas vagas de suplente ao Senado podem ficar com PP e PR. O primeiro teria por indicado o deputado federal Ronaldo Carletto, que deseja mesmo era a candidatura ao Senado, mas tem a suplência como alternativa. A proposta foi feita ao parlamentar como atrativo para a permanência no PP quando ele negociava sua ida para o PR. Pelas articulações, Carletto ficaria com a suplência de Jaques Wagner, enquanto o PR indicaria o reserva de Angelo Coronel, escolhido pelo PSD para a chapa, conforme líderes da base governista. Os republicanos, contudo, ainda não definiram quem seria o indicado do partido para o posto. 

Negociações Com a permanência na base de Rui, o PR pediu uma das suplências ao Senado nas conversas com o governador, que se mostrou simpático à reivindicação. O partido desejava estar na chapa, mas compreende que as siglas que disputam as vagas têm maior densidade. 

Fogo amigo A greve dos trabalhadores da construção pesada, que já dura 13 dias, promete estremecer a relação do governo do estado com o deputado federal Bebeto Galvão (PSB), que lidera a entidade. Com a paralisação dos funcionários, a obra da estação do metrô do aeroporto – que tinha previsão para ser entregue na primeira quinzena de abril – continua parada e sem previsão para continuar. Irritados, integrantes da alta cúpula do governo articulam para minar bases do deputado, em retaliação à continuidade da greve, tida como política. Outras intervenções, como a construção da Ponte Ilhéus-Pontal, também seguem paradas.

Autorização A empresa Equatorial Energia recebeu autorização do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica que passará por 12 cidades baianas. A linha terá, no total, 860 quilômetros e se estenderá ainda por cinco municípios do estado do Piauí. A ampliação do fornecimento de energia atende a uma reivindicação de empresários do oeste da Bahia com o objetivo de expandir projetos de irrigação e beneficiamento dos produtos."Muitas mulheres chegam ao médico violentadas, e a unidade de saúde não encaminha o caso para que a delegacia abra um inquérito para investigar, processar e punir  o agressor", Mirela Macedo, deputada estadual, do PSD, autora da lei que obriga unidades de saúde da rede estadual a encaminhar para as delegacias especializadas os casos de mulheres que procuram atendimento médico sob suspeita de violência domésticaLíngua solta O vereador Edvaldo Lima (PP) voltou a causar polêmica em Feira de Santana. Depois de pedir que Igor Kannário, Daniela Mercury e Pabllo Vittar não cantassem na  Micareta de Feira, Lima não quer a distribuição gratuita de preservativos, que “incentivam a prostituição e a pedofilia”, segundo ele. O pepista disse que quer evitar que Feira tenha o destino das cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra. 

Mais uma A ex-prefeita de Barreiras e ex-secretária estadual de Desenvolvimento Urbano Jusmari Oliveira (PSD) ganhou uma nova punição. Ela, que é pré-candidata a deputada estadual, foi multada em R$ 20 mil pelo TCM pela realização de despesas, de forma fragmentada, “com o objetivo de burlar o processo licitatório” enquanto era prefeita. "A interrupção de políticas públicas em áreas sensíveis, a exemplo de saúde e educação, causa prejuízos muito grandes a toda a sociedade. No Rio de Janeiro, uma matéria semelhante foi muito comemorada", Igor Kannário, vereador, do PHS, ao apresentar um projeto de lei para determinar que políticas públicas já implementadas em Salvador não poderão ser interrompidas sem embasamento legal. Segundo ele, a proposta está em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal