Carlinhos Brown dedica grande parte da sua vida aos projetos sociais

entretenimento
14.08.2019, 06:00:00
Cantor faz visita ao Instituto dos Cegos da Bahia, onde é embaixador desde 2017 (Arisson Marinho/CORREIO)

Carlinhos Brown dedica grande parte da sua vida aos projetos sociais

Terceira matéria da série que comemora os 40 anos de carreira de do cantor

Marcado pela personalidade extrovertida, pelo estilo e pela musicalidade, Carlinhos Brown representa muito o imaginário da axé Music que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo. 

Mas,  mais que um cantor compositor e instrumentista, Brown  assumiu um papel importante ao longo dos seus 40 anos de carreira, até para as pessoas que não conhece. Desde que se tornou conhecido, passou a desenvolver ou apoiar uma série de  projetos sociais.

A experiência de desenvolver um trabalho beneficente surge justamente no lugar que Brown nasceu, no bairro do Candeal. Sua formação está diretamente ligada à comunidade em que cresceu. Segundo Brown, desde o início do sucesso pensava em  como acabar com a linha da pobreza através da arte e da música. “Imaginei como eu poderia replicar, como uma forma de devolução e gratidão por aquele lugar”, disse o cantor. 

Selma Calabrich, diretora executiva da associação Pracatum, conta que esse movimento começou com o projeto chamado  Vai Quem Vem, que visava criar novas formas de música, novos instrumentos e novas formas de  tocar. “A Timbalada também surgiu através dessa iniciativa de educação musical”, lembra Selma. Hoje em dia, a Pracatum impacta a vida de mais de 12 mil moradores do Candeal, com ações que se estendem desde as aulas de música e inglês, até a construção e reforma de moradias no bairro.

Brown faz visita nas instituições da Caravana do Amor, que chega para sua segunda edição (Foto: Divulgação)

 

Comemorações

O show de Carlinhos no próximo dia 21 de agosto, na Pupileira,  é mais um momento para ser lembrado entre os tantos que atuou em prol dos projetos sociais. Toda a renda da apresentação em parceria com o CORREIO será revertida para o Instituto dos Cegos da Bahia (ICB), que há mais de 80 anos auxilia pessoas de todas as idades a conviver com a cegueira. Os ingressos estão à venda no Sympla. 

Segundo Heliana Diniz, presidente da casa, a vinculação do ICB com Brown rendeu frutos extremamente positivos: “Os números de atendimento subiram muito desde que ele começou a nos apoiar. As pessoas passam a conhecer melhor, o que é muito bom para a sociedade”.

Outro projeto  que comemora mais uma edição em 2019 é o Caravana do Amor, iniciativa mais recente entre todas que Carlinhos apoia. A Caravana visita diversas instituições de caridade na cidade e fornece doações para os centros, de acordo com sua necessidade.

Os personagens da série infantil Paxuá, Paramim e Brauna (Foto: Divulgação)

O cantor acompanha todo o trajeto, que acontece no mês de outubro, na semana do Dia das Crianças, e se torna um verdadeiro personagem naquele momento: “É muito bom ver as crianças, que querem estar ali com ele, abraçar ele”, explica Milla Franco, que auxilia na coordenação do projeto. 

Mas Brown, de fato, virou um personagem. A aproximação educacional com o público infantil também surgiu com a criação do desenho da dupla Paxuá e Paramim, inspirado no cantor (que no desenho vira Brauna). O programa, que tem saraus ao vivo e uma série animada, debate e reforça questões relacionadas ao meio ambiente e sua preservação.  


*com orientação da editora Ana Cristina Pereira

O projeto Correio 40 Anos tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental, apoio institucional Prefeitura de Salvador, e apoio de Vinci Airports, Sesi, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova, Sebrae e Santa Casa da Bahia.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-colocar-fogo-em-onibus-homem-se-esfaqueia-em-copacabana/
Vídeo mostra veículo tomado por fumaça; suspeito tem passagem por homicídio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/transito-na-acm-sera-modificado-a-partir-do-proximo-dia-31-veja-o-que-muda/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/entenda-a-briga-entre-gigantes-que-tirou-o-homem-aranha-da-marvel-no-cinema/
Saiba como o Amigão da Vizinhança foi parar em outro estúdio
Ler Mais