Carlos Tusquets assume como presidente interino do Barcelona

esportes
28.10.2020, 17:20:00
Atualizado: 28.10.2020, 17:20:33
Barcelona anunciou Carlos Tusquets como presidente interino (Foto: Miguel Ruiz/FC Barcelona)

Carlos Tusquets assume como presidente interino do Barcelona

Dirigente assumiu o cargo após a renúncia de Josep Maria Bartomeu

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Um dia depois da renúncia de Josep Maria Bartomeu, o Barcelona anunciou, nesta quarta-feira (28), Carlos Tusquets como presidente interino. O dirigente já presidia a Comissão Econômica do clube e, agora, assume o Comitê Gestor.

Bartomeu e sua diretoria renunciaram na última terça-feira (27), em vez de enfrentar o processo de Moção de Censura. Por isso, uma nova Comissão de Gestão foi nomeada. O grupo tem as mesmas funções do conselho de administração, mas, de acordo com o Barça, é "limitado aos atos necessários e essenciais para a manutenção das atividades normais do clube e a proteção de seus interesses".

"A principal função do comitê gestor é convocar eleições para constituir uma nova diretoria, o que deve ser feito no prazo de três meses a partir da posse de seus membros", informou o clube, em comunicado.

Bartomeu sofria um processo de moção de censura movido por mais de 20 mil sócios do Barcelona, cujo fim poderia levar à destituição de toda a diretoria. O grupo então optou por apresentar a renúncia em vez de enfrentar o processo desgastante, que prevê destituição e a convocação de novas eleições em caso de dois terços dos votantes optarem pela moção.

O atual mandato de Bartomeu se encerraria em junho de 2021. Ele estava na presidência do clube catalão desde janeiro de 2014, quando venceu as eleições. Na época, era o primeiro vice-presidente do clube. Seu antecessor, Sandro Rossel, também havia renunciado.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas