Carnaval 2019: confira as atrações classificadas para o Fuzuê e Furdunço

De acordo com a Saltur, ainda falta uma fase da seleção para as festas; veja os detalhes

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 17:49

- Atualizado há um ano

Já é Carnaval, cidade! O Fuzuê e Furdunço, que abrem a folia baiana, acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro, respectivamente, e já têm a lista de atrações pré-classificadas. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (16), pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

O Fuzuê, tradição do pré-Carnaval, principalmente por resgatar os blocos de rua, teve sua primeira edição em 2016, com o objetivo relembrar os antigos carnavais com a apresentação de grupos culturais. Entre os nomes pré-selecionados para participar da festa estão As Ganhadeiras de Itapuã, Paroano Sai Milhó, Tio Paulinho, Quabales, Gravata Doida, Malê Debalê, entre outros que resgatam antigas tradições e as famosas marchinhas.

Serão selecionadas 40 atrações finais, entre as 48 classificadas, conforme Diário Oficial da Prefeitura de Salvador. A Saltur informa que a escolha dos grupos está na terceira e última fase, quando vão ser analisados os documentos complementares entregues pelas empresas.

Ainda segundo o órgão, será respeitada a ordem de classificação, bem como será analisado o valor estipulado por cada inscrito. Se corresponder ao edital do Fuzuê, a participação na festa será confirmada.

Circuito Orlando Tapajós Já o Furdunço, que mais parece um verdadeiro Carnaval, com trios e multidões, está na sua sexta edição e vai seguir o fluxo do Circuito Orlando Tapajós, de Ondina até a Barra. A lista de classificados foi divulgada nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do Município.

Entre os artistas, estão nomes como o Filhos de Jorge, Colher de Pau, Micro Trio de Ivan Huol, Silvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro, Os Informais, Grupo Marana, Os My Friends, Forró Massapê, Mambolada, Quabales, Toco Y Me Voy, Saiddy Bamba, Banda Canela Fina, Peu Meurray, Luciano Calazans, Taís Nader, Tonho Matéria, Skanibais, Batifun e outros tantos.

De acordo com a Saltur, “a Comissão Especial do Chamamento público classificou por ordem de pontuação as atrações artísticas (artista único, duplas, trios e bandas) que apresentaram propostas conforme exigido no edital”.

Ainda de acordo com a empresa, da lista com 118 atrações classificadas, serão selecionadas 60, seguindo a ordem de pontuação, bem como o valor estipulado pelos artistas. O edital do Furdunço aponta que não pode ser pretendido mais de R$ 25 mil por atração, sendo metade destinada ao equipamento sonoro e o restante à própria atração.

O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressalta que o objetivo do pré- carnaval é trazer o folião mais cedo para Salvador e mantê-lo mais tempo na cidade.“Isso é importante para movimentar a nossa economia, porque amplia a permanência de turistas na cidade. Com o Furdunço, baianos e turistas aquecem as turbinas para a maior festa de rua do planeta”.Nomes famosos ficaram de fora Nomes tradicionais do pré-carnaval, no entanto, não apareceram nas listas de classificados para o Furdunço. Artistas que sempre marcaram presença na festa, como Márcia Castro, Bailinho de Quinta, Armandinho, Dodô e Osmar, Àttooxxá, Duas Medidas e BaianaSystem ainda são dúvidas.

O vocalista da BaianaSystem, Russo Passapusso, afirmou que a banda nunca realizou a inscrição para o Furdunço e a participação acontecia sempre mediante convite da prefeitura, como no ano passado.“Adoramos tocar na rua. Existe uma expectativa tanto nossa, quanto do público, em relação ao Carnaval. Essa definição parte dos órgãos públicos, que fazem a festa e definem as atrações”, disse o cantor.Em 2018, também houve dúvida se a banda se apresentaria no Circuito Orlando Tapajós, mas o Prefeito ACM Neto convidou a banda para a festa. A incerteza aconteceu após o BaianaSystem arrastar uma multidão em 2017, o que, para alguns foliões, descaracterizou o pré-carnaval. 

Um dos critérios para a participação no circuito é que as atrações sejam realizadas em equipamentos de até 10 metros de comprimento, por 5 metros de altura e 3,6 metros de largura, com potência sonora máxima de 100 decibéis. Os desfiles do BaianaSystem, em 2017 e 2018, fizeram alguns foliões argumentaram que o evento não comportava a multidão arrastada pela banda.

Sobre um possível convite, a Saltur afirmou que ainda é cedo para definir quais e quantos serão os artistas convidados pela prefeitura. "A respeito dos convites a Projetos Especiais, ou seja, convites a atrações que não se inscreverem no processo para participação nos eventos, a Saltur informa que ainda não há informações sobre a existência, ou não, de espaço para outras atracões, já que o órgão ainda está em fase de captação de recursos para viabilização dos eventos e, posteriormente, definição dos valores empenhados para serem utilizados nas contratações", escreveu a Saltur em nota.

*Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela