Carnaval 2019: veja dicas para chegar e sair dos circuitos sem sufoco

Táxi, ônibus, metrô, mototáxi, carro ou caminhada; tem opção para todo mundo

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A abertura oficial do Carnaval acontece nesta quinta-feira (28), apesar de Salvador já respirar folia desde o último fim de semana, quando aconteceram o Fuzuê e o Furdunço, no circuito Orlando Tapajós, entre os bairros de Ondina e Barra.

Nessa época, além da preocupação com a folia, é preciso ficar atento às dicas para chegar e sair dos circuitos com segurança. Por isso, o CORREIO fez um guia com tudo o que o folião precisa saber para não perder tempo, nem a paciência, na hora de embarcar para a festa.

Acompanhe todas as novidades do Carnaval Correio Folia

De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, “a operação de Carnaval não beneficia apenas quem vai curtir os dias de festas, mas, sim, toda a cidade, uma vez que é mantida como se fosse um dia normal, tendo, no entanto, rotas alternativas que levam o folião até os circuitos”.

Por isso, haverá opções para ir para a festa de ônibus - quase 500 linhas e 2,4 mil veículos -, usando o Expresso Carnaval, de táxi, de mototáxi ou com aplicativos de transporte. Ainda dá para chegar usando o Elevador Lacerda e os Planos Inclinados.

Para a galera que curte chamar motoristas pelo celular, um alerta: Fábio Mota deixou claro que nenhum motorista de aplicativo está autorizado a entrar nas imediações dos circuitos. “O acesso ao Carnaval é liberado apenas para táxi, mototáxi e ônibus, que são os veículos autorizados a entrar nos arredores dos circuitos, além de carros com credencial”, explicou.

Quanto à polêmica envolvendo o aplicativo ItMov, o secretário rebateu: “Se o taxista utiliza, além do taxímetro, algum aplicativo móvel, a exemplo do que acontece com a ItMov ou 99 Táxi, a gente não tem como fazer esse controle e eles vão acabar tendo acesso”.

A dúvida quanto à entrada ou não dos veículos vinculados ao ItMov surgiu depois que o Sindicato dos Motoristas, Condutores de Cooperativas e Trabalhadores Terceirizados em Geral da Bahia(Simactter-Ba) entrou com um Mandado de Segurança junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, solicitando que a Prefeitura de Salvador permitesse a entrada e a circulação de todo e qualquer motorista de aplicativo nos entornos dos circuitos.

No entanto, nesta terça-feira (26), a demanda foi retirada ("desistência do feito"), em razão da incompetência do tribunal para julgar o caso. O Simactter-Ba não ingressou com nenhum outro pedido junto à Justiça e, desta forma, os veículos autorizados a adentrar nas proximidades dos circuitos continuam sendo ônibus, táxis, mototáxis e carros particulares - desde que com o adesivo de identificação.

Para quem quiser encarar a chegada na folia de carro, haverá 2.890 vagas em Zona Azul no entorno. Mas, nesse caso, é preciso ficar ainda mais atento às barreiras fixas e móveis (confira abaixo), além de zonas restritas aos moradores. A cobertura do Correio Folia conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador. (Foto: Max Haack/Agecom) Vai de ônibus?

Transporte urbano - O esquema de transporte por ônibus urbanos contará com as 400 linhas já existentes, além de outras 80 criadas para a festa. A operação será 24 horas durante todos os dias do Carnaval. Serão 2,4 mil coletivos divididos em três faixas de horários: das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos; das 13h01 às 21h, serão 60%; das 21h às 5h do dia seguinte, 70% da frota vão atender os foliões. Além dos pontos de ônibus convencionais, outros cinco especiais foram criados no circuito.

Acesso à Estação da Lapa Vai rolar mudança para chegar à estação da Lapa durante a folia. Por medida de segurança, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e a Concessionária Nova Lapa determinaram que o acesso ao terminal da Estação da Lapa pela Rua Francisco Ferraro, que fica na lateral do Colégio Central, estará fechado entre esta quarta-feira (28) e 5 de março. O acesso será liberado normalmente a partir da Quarta-feira de Cinzas. As demais entradas da estação permanecem funcionando normalmente durante o Carnaval.

Linhas especiais - A partir desta quinta (28), para facilitar a volta para casa, 23 linhas vão funcionar com sentido à Estação da Lapa, entre 0h e 4h - horário em que o metrô interrompe as atividades (veja ao lado a lista das 23 linhas). Desde a quarta-feira (27) vai funcionar a linha especial E107 (Lapa/Barra), com mais 18 linhas, ligando os bairros à Estação da Lapa, das 23h30 às 4h do dia seguinte. Para quem prefere ir até o final do circuito Dodô, há a linha Ondina-Costa Azul (E-106), que sairá da Praça do Sol para Ondina, todos os dias, das 14h às 5h, com tarifa normal.

- Confira as 23 linhas especiais, que vão operar de 0h a 4h, entre 28/2 e 6/3:E124 - Lapa-Valéria E131 - Bom Juá-Lapa  E133 - Lapa-Marechal Rondon 1107-01 - Terminal Acesso Norte-Tancredo Neves 1123-01 - Terminal Acesso Norte-Saboeiro/Estação Imbuí 1146-01 - Terminal Acesso Norte-Arenoso 1133-01 - Estação Acesso Norte-Pernambués 1333-01 - Estação Pirajá-Fazenda Grande 1/2 Circular 1366-01 - Estação Pirajá-Castelo Branco 1374-01 - Terminal Pituaçu-Vale dos Lagos 1405-01 - Cajazeiras 8-Estação Pirajá 1407-01 - Cajazeiras 10-Estação Pirajá 1368-02 - São Marcos-Lapa 1412-01 - Cajazeiras 11-Estação Pirajá 1424-01 - Estação Pirajá-Fazenda Grande 4/3/2 via Castelo Branco E119 - Lapa-Canabrava/Nova Cidade E109 - Mussurunga 1-Lapa E110 - Mussurunga 2-Lapa E123 - Alto do Coqueirinho-Lapa E127 - Luís Anselmo-Lapa E134 - Cosme de Farias-Lapa E128 - Praia do Flamengo-Lapa E132 - Engenho Velho de Brotas-Lapa Transfer Gratuito - Assim como no ano passado, a única linha que vai circular na Avenida Centenário é a Lapa/Calabar “Transfer”, que é gratuita. A frota conta com 72 veículos - o dobro do ano passado -, operando 24 horas, entre 5h desta quinta-feira (28) e 12h da quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março. A saída será do subsolo da Estação da Lapa. 

Transporte complementar - Os micro-ônibus do Subsistema de Transporte Coletivo Complementar (Stec) estarão disponíveis no Carnaval para atender os foliões todos os dias, entre 4h e 0h. Serão cerca de 260 veículos distribuídos em 55 linhas. Os coletivos fazem os trechos do Vale do Canela, Avenida Anita Garibaldi e Praça Cayru, com roteiros para Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai colocar à disposição ônibus da frota reguladora nas principais estações de transbordo.

Expresso Carnaval - É um serviço de transporte com 50 ônibus que saem do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping a cada 20 minutos, sem paradas no percurso (veja lista das linhas ao lado). As viagens acontecem entre 13h e 6h. A tarifa é R$ 25 (ida e volta) por pessoa e com estacionamento incluso, para quem preferir deixar o carro nos centros de compras. No entanto, o Expresso Carnaval pode ser utilizado por qualquer pessoa e não apenas pelos que deixam os veículos nos shoppings. Para quem optar pelo serviço, serão disponibilizadas 10 mil vagas de estacionamento remoto.

- Confira as linhas do Expresso CarnavalSalvador Shopping-Ondina: Parada  no Isba Salvador Shopping-Barra (via Barris): Paradas na sede da Transalvador (Barris) e na Avenida Centenário (atrás do Vitória Center) Salvador Norte Shopping-Barra: Paradas na sede da Transalvador (Barris) e na Avenida Centenário (atrás do Vitória Center) Salvador Norte Shopping-Garibaldi: Parada na Avenida Anita Garibaldi, em frente ao Instituto de Geociências (Ufba) Shopping Paralela-Barra: Paradas na sede da Transalvador (Barris) e na Avenida Centenário (atrás do Vitória Center) Linhas para o Pelourinho - Desta quinta-feira (28) até a terça-feira de Carnaval (5 de março), as linhas de ônibus executivos vão operar para atender o folião que vai curtir o Circuito Batatinha, no Centro Histórico. A linha Aeroporto-Praça da Sé vai passar pelo aeroporto, São Cristóvão, Av. Dorival Caymmi, Piatã, Patamares, Aeroclube, Pituba, Amaralina, Largo da Mariquita, Rua Euricles de Mattos, Avenida Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cayru. Já na linha Imbuí, quando o ônibus chegar na Praça da Sé, vai seguir pela orla, Cardeal da Silva, Garibaldi, Vasco da Gama, Dique do Tororó, Vale do Canela, Avenida Contorno, com chegada na Praça Cayru.

Vou de Táxis - Toda a frota de táxi de Salvador - 7,2 mil veículos - vai circular com autorização para utilizar a bandeira 2, entre 18h desta quinta (28) até 12h da quarta-Feira de Cinzas (6/3). No circuito Barra-Ondina, os taxistas devem obedecer às faixas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros, separadas por gradis. Um dos corredores exclusivos ficará na Avenida Oceânica. O outro estará na Avenida Centenário. No site da Semob há uma tabela de referência de preços de corrida.

Mototáxis - Serão 1.185 mototaxistas credenciados e autorizados a trabalhar na festa. São seis pontos de embarque e desembarque criados para os mototaxistas, com funcionamento 24 horas, no entorno dos circuitos.

Os pontos ficam localizados: no Politeama (Bolsão do lado esquerdo ao Ponto de Táxi); Praça Cayrú (Estacionamento Zona Azul, em frente ao Elevador Lacerda); Vale do Canela (sentido Terminal da França); Centenário (Rua Deocleciano Barreto); Av. Garibaldi (saída da Adhemar de Barros); Av. Oceânica (ISBA) (Estacionamento).

Para o presidente da Associação dos Mototaxistas Profissionais do Estado da Bahia, Adailton Couto, a expectativa para o Carnaval 2019 é a melhor possível, superando, inclusive, o ano passado.

“A Prefeitura está conscientizando a população para que utilize os mototaxistas credenciados, principalmente com a campanha ‘Vá de mototaxi’. Isso dá mais credibilidade à categoria e maior segurança, também, ao público. A gente ganhou pontos especiais espalhados pela cidade, junto dos ônibus e dos táxis, e somente os mototaxistas credenciados vão poder acessar os circuitos”, afirmou Adailton.

Estacionamento - De acordo com a Transalvador, quem preferir ir à festa utilizando veículo particular vai poder usar uma das 2.890 vagas de Zona Azul nas proximidades dos circuitos. Serão três estacionamentos fechados no Centro Histórico, além de outros pontos de parada autorizada desde a Avenida Garibaldi até a Rua Professor Sabino Silva, já na chegada de Ondina. Os motoristas que querem curtir a festa no Campo Grande vão poder deixar os carros no Comércio, na Avenida Estados Unidos, Avenida da França, Rua Portugal, Rua Conceição da Praia, Mouraria, Ladeira da Fonte e Rua Professor Aristides Novis.

Metrô - Vai operar com esquema especial no Carnaval. De 1º a 6 de março, o metrô vai antecipar a abertura da operação, passando a funcionar das 4h à 0h para embarque na Estação Lapa. Até 4h50, as demais estações funcionam para desembarque. Serão 35 trens. A segurança será reforçada. Das estações Lapa e Campo da Pólvora é possível seguir a pé para os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) ou integrar com ônibus, táxi ou transporte por aplicativo para chegar  à orla.

Este é o primeiro Carnaval com funcionamento pleno do sistema e da Estação Aeroporto de Metrô. Os terminais de ônibus integrados - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga - também irão antecipar o início das atividades para as 4h. Quem quiser integrar o metrô com o carro particular pode utilizar o estacionamento privado, no Terminal de Ônibus Pituaçu - 370 vagas. O estacionamento vai funcionar 24 horas e o acesso pode ser adquirida antes.

Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, foram feitas modificações no transporte durante o Carnaval: “Isso acontece em decorrência do funcionamento pleno do metrô, muito em razão das áreas que ficam nas proximidades das estações”.  Acesso restrito - Durante os dias de festa, a Transalvador vai montar cinco Zonas de Restrição de passagem de veículos nas proximidades dos circuitos. Elas serão identificadas por uma cor de adesivo – roxa, vermelha, amarela, marrom e verde. Os moradores das áreas restritas devem ficar atentos, porque o acesso somente será permitido por uma via específica pré-definida e, desde que o veículo apresente  credenciais de identificação, que foram distribuídas até o dia 25 de fevereiro.

Barreiras - As barreiras fixas e móveis também serão instaladas próximo aos circuitos. No circuito Barra-Ondina, serão 70 barreiras e no circuito Campo Grande serão 41 barreiras. Os bloqueios acontecerão diariamente, entre esta quinta-feira (28) e 5 de março, das 13h às 5h. Das 5h às 13h, o acesso será liberado para todos os veículos.

E esse ano tem novidade nas barreiras. Diferente dos anos anteriores, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) alterou as barreiras que ficam na Rua Manoel Barreto, na Garça. Os moradores com credenciais e táxis poderão descer a via, porém, não terão como chegar à Avenida Centenário. Como alternativa, obrigatoriamente o condutor deve fazer conversão à direita na rua Doutor José Serafim, ladeira próxima do Hospital Português. 

A mudança no Carnaval deste ano foi necessária para garantir a fluidez do tráfego no bairro e diminuir a circulação de carros na Centenário. “Ao longo dos anos percebemos que a Manoel Barreto tinha uma contribuição acentuada no aumento do congestionamento na Centenário, o que acabava também refletindo no tráfego na Graça. Por isso, optamos por essa limitação este ano”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

Para chegar à Centenário, o condutor tem como opção descer a Rua Padre Feijó e virar à direita, na Rua Beirute, antes do viaduto da ladeira do Campo Santo. Os veículos sem credenciais, ao entrarem na Manoel Barreto, só poderão seguir até à altura da rua Doutor Antônio Rocha, onde terão de entrar à esquerda e acessar a rua Rio de São Pedro.

Circuito Barra

Barreiras MóveisRua Manuel Barreto x R. Dr. Antônio Rocha x Rua Rio São Pedro Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro Largo da Vitória x Corredor da Vitória Largo da Vitória x Ladeira da Barra Av. Princesa Isabel x Saída da Rua Oito de Dezembro Av. Princesa Isabel x Retorno próximo a Rua Oscar Carrascosa Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra) x Av. Princesa Isabel (Porto da Barra) Av. Sete de Setembro x Rua Barão de Itapuã Rua Cesar Zama x Rua Professor Lemos Brito (Morro do Gavazza) Rua Afonso Celso x Rua Professor Lemos Brito Rua Miguel Burnier (tráfego invertido) x Rua Marquês de Caravelas/Rua Afonso Celso Rua Airosa Galvão x Rua Miguel Burnier Av. Centenário x Último Retorno Av. Centenário x Rua Professor Sabino Silva (Vitória Center) Av. Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres (Praça) Av. Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres - novo acesso Av. Centenário x Rua Ranulfo Oliveira (Calabar) Av. Centenário x Rua Martagão Gesteira/Djalma Ramos Av. Centenário x 1° Retorno após o Calabar, sentido Barra Av. Centenário x Acesso ao Shopping Barra Av. Centenário x Retorno Compartilhado Rua Professor Sabino Silva (Largo do Camarão) x Rua Dr. Oswaldo Ribeiro: sentido Ondina Av. Adhemar de Barros x Travessa Baependi Av. Anita Garibaldi x Rua Professor Edgar da Mata Av. Oceânica x Rua Senta Pua Av. Oceânica x Rua Eurícles de Matos (Curva da Paciência) Ladeira do Jardim Zoológico x em frente a entrada do Zoológico Rua Macapá x Raymundo Pereira de Magalhães - Instituto Pestalozzi - (mista) Av. Oceânica x Av. Adhemar de Barros (Praça Bahia Sol/ISBA) Av. Anita Garibaldi x Rua do Corte Grande Barreiras FixasAv. Oceânica x Rua Dom Marcos Teixeira Av. Oceânica x Rua Alfredo Magalhães Av. Oceânica x Rua Professor Lemos de Brito Av. Oceânica x Rua Marquês de Caravelas Av. Oceânica x Rua Francisco Otaviano Av. Oceânica x Rua Professor Fernando Luz Av. Oceânica x Rua Leoni Ramos Av. Oceânica x Rua Doutor Artur Neiva Av. Oceânica x Rua Carlos Chiacchio (estrutura PM) Av. Oceânica x Rua José Sátiro de Oliveira (parte baixa) Tv. Marques de Leão x Rua Afonso Celso Av. Reitor Miguel Calmon x Acesso a Av. Centenário Av. Centenário x Rua Augusto Frederico Schmidt Av. Centenário x retorno próximo ao Calabar, sentindo Barra Av. Centenário x retorno após o Calabar, sentindo Barra Av. Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres (Desembargador Baldoino de Andrade) Av. Centenário x Rua Deocleciano Barreto Rua José Sátiro de Oliveira x Rua Guadalajara (estaca) Av. Oceânica x Rua Professor Sabino Silva x Rua N (Largo do Camarão) Av. Oceânica x Acesso a Via Marginal (antigo Salvador Praia Hotel) Av. Oceânica x Rua Baependi (posto de combustível) Rua Professor Sabino Silva (Lgº Camarão) x Rua Dr. Oswaldo Ribeiro (Rua N) sentido Ondina Rua Dr. Oswaldo Ribeiro x Rua Dr.Helvécio Carneiro Ribeiro Rua Dr. Oswaldo Ribeiro x Rua Baependi Av. Adhemar de Barros x Rua Doutor Oswaldo Ribeiro (Rua N) Rua Almirante Barroso x Rua Odorico Odilon (Federação) Av. Adhemar de Barros x Rua Senta Púa Av. Adhemar de Barros x Av. Anita Garibaldi Av. Adhemar de Barros x Av. Anita Garibaldi (Posto de Combustível) Rua Macapá x Raymundo Pereira de Magalhães - Instituto Pestalozzi - (mista) Av. Oceânica x Vila Matos Av. Anita Garibaldi x Rua Euricles de Matos/Vila Matos Anita Garibaldi x saída do estacionamento do Hospital Jorge Valente em direção ao Alto de Ondina Av. Anita Garibaldi x Retorno Banco Central Av. Sete de Setembro x Rua Cesar Zama Av. Adhemar de Barros x Travessa Macapá Rua Nossa Senhora de Fátima x Rua Macapá - em " L " (Teatro ISBA) Av. Oceânica x Rua Bartolomeu de Gusmão Av. Centenário x retorno próximo ao 5° Centro Circuito Campo Grande

Barreiras MóveisRua Banco dos Ingleses x Rua Gamboa de Cima Rua Banco dos Ingleses x Av. Sete de Setembro (pista da direita) Ladeira do Gabriel x Ladeira dos Aflitos Rua Tuiuti / Rua Carlos Gomes Largo do Campo Grande x Corredor da Vitória Vale do Canela x Viaduto Menininha do Gantóis Rua Basílio da Gama x Av. Reitor Miguel Calmon (Via Marginal) Rua João das Botas x Rua Leovigildo Filgueiras / (T.C.A.) Rua Leovigildo Filgueiras x Rua Com. José A. Ferreira Rua Padre Feijó x Rua Horácio Urpia Júnior Rua Politeama de Baixo x Colégio Idéia Rua Politeama de Cima x Rua Direita da Piedade Av. Vale dos Barris x Rua Clóvis Spínola Av. Joana Angélica x Travessa Américo Simas Av. Joana Angélica x Rua da Mouraria Av. Joana Angélica x Rua da Mangueira Rua do Paraíso x Rua Americo Simas Rua Padre Augustinho Gomes x Ladeira do Pelourinho Baixa dos Sapateriros x Rua Padre Augustinho Gomes Rua José Joaquim Seabra x Rua do Tijolo (SEMOP) Ladeira da Montanha (parte baixa) x Rua Pinto Martins Ladeira da Montanha (parte alta) x Praça Castro Alves Rua da Ajuda / Ladeira da Praça x Rua José Gonçalves Barreiras FixasAv. Sete de Setembro x Rua Banco dos Ingleses (Faixa à esquerda) Av.Sete de Setembro (Caixa Econômica) x Rua Clovis Spínola Av. Sete de Setembro x Rua Pedro Autran Av. Sete de Setembro x Rua da Forca Av. Sete de Setembro x Rua do Paraíso Av. Sete de Setembro x Largo de São Bento Rua Carlos Gomes x Acesso compartilhado para o Largo Dois de Julho Rua Carlos Gomes (PROCON) x Rua da Faísca Rua Carlos Gomes x Rua Horácio Cesar Av. Joana Angélica x Praça da Piedade (Instituto Histórico Geográfico) Rua da Ajuda x Rua do Tira Chapéu Rua do Saldanha x Rua do Tijolo (Rua 28 de Setembro) Ladeira da Praça x Rua do Saldanha (lado direito) Rua do Saldanha x Rua Guedes de Brito Rua Carlos Gomes x Ladeira Santa Tereza Rua Carlos Gomes x Tv. Jônatas About Rua da Ajuda x Rua do Tesouro Rua da Ajuda x Rua das Vassouras   * Com supervisão da subeditora Fernanda Varela