Carnaval chega na metade com reduções de lesões corporais, roubos e furtos, diz SSP

Dados correspondem ao acumulado de quinta-feira até este sábado, nos três circuitos da folia

Publicado em 26 de fevereiro de 2017 às 12:03

- Atualizado há um ano

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulga, na manhã deste domingo (26), um balanço que compreende o período entre a quinta-feira e o sábado de Carnaval, no qual aponta redução de 38,4% dos casos de lesão corporal e de 9,6% dos crimes contra o patrimônio (roubos e furtos). Os dados foram apresentados na reunião de avaliação realizada pela manhã, no Quartel dos Aflitos.

Em números absolutos foram 45 casos de lesões, nenhum grave, enquanto no ano passado ocorreram 73. Com relação aos crimes contra o patrimônio a polícia computou na festa deste ano 404 roubos e furtos enquanto no ano anterior ocorreram 447, indica a SSP.

Nos três dias de festa, a polícia conduziu para os postos 1.471 pessoas, 41 foram autuadas em flagrantes. Treze armas foram apreendidas.

Tentativa de assalto e morteA situação mais grave foi registrada entre o final da noite deste sábado e início da madruga de domingo, quando o sargento da Polícia Militar José Eduardo Neves Rodrigues, lotado na 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra) foi preso em flagrante por policiais da Companhia Independente da PM/Polo, acusado de atirar em Luiz Alberto Pinheiro dos Santos, 39 anos.

Em depoimento na Corregedoria Geral da SSP, José Eduardo contou que agiu em legítima defesa, depois de Luiz tentar assaltá-lo. Após a ação ele, que já acumulava cinco inquéritos por arrombamento, e um por porte ilegal de armas e tráfico de drogas, foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso está sendo acompanhado pelas corregedorias da SSP e da  PM e pela Polícia Civil. O sargento, que permanece detido, teve a arma apreendida para perícia.